terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Começar com esperança

A vida de cada ser humano nunca é uma obra acabada. Desde os primeiros dias, acumulamos um cabedal de conhecimentos, a partir de experiências feitas certas ou erradas e sempre temos a possibilidade de sermos melhores. Algumas atitudes são facilmente corrigidas. Por vezes, jogamos a solução para mais adiante, para um amanhã que não chega nunca.

 NOSSA VIDA é o resultado das decisões assumidas, certas ou erradas. A felicidade é o resultado das decisões certas. E não adianta culpar os outros. Nós mesmos somos os responsáveis pelas decisões. É pouco inteligente culpar os pais, os professores, os colegas, a esposa, o marido, o sócio... Não podemos voltar no tempo, mas podemos começar de novo. Nós somos o resultado de nossas escolhas. Não das escolhas feitas no passado, mas das escolhas que fazemos agora.

 ESTAMOS iniciando o ano de 2022. Nunca é tarde para recomeçar. Nas páginas do Evangelho encontramos a certeza de que sempre é possível recomeçar: o surdo recupera a audição, o mudo começa a falar, o paralítico anda, o morto volta à vida, à mulher adúltera é devolvida a dignidade. Ela cancelou o passado complicado e escreveu no verso da folha um poema de santidade.

 A PALAVRA de ordem, mais usada, no início deste ano, foi Esperança. Mas, o que é ter Esperança? Você tem Esperança? Esperança, é a virtude que projeta nossa vida para frente. É a mola mestra de todas as nossas atividades. É um farol a guiar a viagem da vida. A Esperança é a energia e o combustível que nos faz perder o medo, ter coragem e viver com alegria.

 A PESSOA humana é, fundamentalmente, alguém que espera. No entanto, esse esperar deve ser isento de toda passividade, ou falta de espírito de luta, pois a espera passiva, isto é, cruzar os braços, nada mais é do que uma forma disfarçada de “não-esperança”, ou seja, do desespero e de impotência. A pessoa com Esperança sabe viver o presente com o seu olhar voltado para o futuro. A Esperança faz a pessoa caminhar.

 A ESPERANÇA cristã é a expectativa dos bens futuros, da vida eterna, da ressurreição definitiva junto a Deus. No dizer de São Paulo: “Os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que deverá revelar-se em nós no futuro” (Rm 8,18). E Jesus, nos disse: “Não se perturbe vosso coração, credes em Deus, crede também em mim... (Jo 14, 1-2). Com essa certeza desejo a você leitor um abençoado ano de 2022 com Jesus presente em você, em sua família e em todos os dias de sua vida.

  Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

Nenhum comentário: