sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

 

Covid & Carnaval

         A mistura é explosiva. E o pior é que as autoridades estão mais perdidas do que almofadinha na floresta amazônica. Alguns cancelaram o Carnaval. Outros cancelaram parcialmente, e ainda há os que querem liberar geral. A confusão fica por conta da parcialidade. Por exemplo: No Rio de Janeiro foi cancelado Carnaval de Rua, mas as escolar de samba vão desfilar no sambódromo. Aí surge a pergunta: Com público ou sem público? Sim, porque pode haver o desfile sem público, mas transmitido por todos os canais de TV, fechados ou abertos, para todos o Brasil e exterior. E apenas vacinados poderiam sambar no sambódromo. Em São Paulo o governador chegado a liberar geral, mas aí terá que trancar em casa quem não se vacinar. E ainda há os bailes carnavalescos. Na Bahia o governador diz que o Carnaval está proibido, mas ele é chegado a mudar de idéia. De toda sorte, já teve folião desancando Ivete Sangalo porque ela vai fazer um baile carnavalesco particular. Só entra quem pagar, e o ingresso é caro. “Qualé, meu rei! Ela pode ter Carnaval e a gente não”? É a grita geral. E já sugeri aqui que os gestores de Estados e municípios devem permitir os bailes particulares, mas na condição de que os participantes não tenham direito a atendimento nos hospitais públicos. Estes ficariam livres para atender a quem não pôde pagar para ir a um baile particular.

O preço da omissão

    O Chile tem atualmente 67% de Classe Média, 12% de índice de pobreza, o PIB cresceu 11% e a inflação está abaixo de 6%. É o melhor país da América Latina nos aspectos sociais e econômicos. Porém o povo chileno se meteu numa armadilha. Descontente com os candidatos apresentados na eleição presidencial do ano passado, a maioria dos chilenos (53%) decidiu por não votar em nenhum deles. A omissão lhes custou caro, pois a pequena minoria que foi às urnas elegeu um candidato da extrema esquerda. O sujeito é uma pérola de pessoa. Além de responder a vários processos, é usuário de drogas e acusado de assédio sexual. Vocês estão notando alguma semelhanças com alguns candidatos daqui do Brasil? Oremos para que o mesmo não aconteça aqui em outubro de 2022. Se fizermos o mesmo estaremos condenados á escravidão. Temos candidatos para todo gosto: Ladrões, putas, viados, assassinos e... pessoas honestas também. Nós somos os únicos responsáveis pelo que acontecer.

Socorro Pitombo

         Sei que homenagens devevem ser feitas em vida, mas todas que ela merecia eu fiz oferecendo a ela a minha amizade e respeito. Estou falando da minha colega e amiga Socorro Pitombo, falecida no dia 09 passado após passar por procedimento cirúrgico. Maria do Socorro Pitombo Cristo era uma daquelas pessoas que a gente começava a gostar assim que a via. Simpática, sempre sorridente e gentil. Primeira mulher jornalista de Feira de Santana. Palavras não farão justiça àquele ser iluminado de quem eu tive a honra de ser colega e amigo. Deus certamente a tem no lugar que ela bem merece. Saudades e ótimas lembranças amiga! Até um dia!

O Papa e a paternidade

         O Papa Francisco lamentou que casais estejam preferindo ter animais de estimação do que ter filhos. O problema Santidade, é que a Igreja é contra o controle da natalidade. E como a vida não tá fácil pra minguém, e o planeta já sofre os efeitos da explosão demográfica, as pessoas sensatas preferem evitar filhos e direcionar o amor paternal reprimido para bichinhos de estimação que dão menos trabalho, tem baixo custo de manutenção e são facilmente educados. E quer saber mais, Santidade? Já passou da hora da Igreja rever muitos dos seus conceitos, porque o ser humano evoluiu, mas igreja continua tratando-o como homens das cavernas.

Notícias falsas

         Desde 2019 o Brasil vivencia uma onda de desinformação através de notícias falsas (mais conhecidas como fake News). Os ladrões, picaretas, assassinos, vagabundos de toda estirpe, agrupados em gangues travestidas de partidos políticos, insatisfeitos com o resultado das eleições de 2018, aliaram-se à parte da imprensa corrupta e militante para difundir mentiras e confundir a opinião pública. Assim sendo, somos bombardeados diariamente por fake News cujo único propósito é atacar o governo federal.  Esta semana vi uma notícia cuja manchete afirrnava que a inflação do ano passado no Brasil (10%). Foi a “pior do mundo". Se olharmos para os nossos vizinhos, a Argentina teve 50% e a Venezuela já passa em muito de 1.000%. Diversos países da Europa tiveram índice acima de 100%. Ressalve-se que nosso bom desempenho se deve unicamente à ação rápida do governo para evitar um colapso na economia, ameaçada por medidas inconsequentes, irresponsáveis e equivocadas de governadores, aos quais o STF deu plenos poderes para agir no enfrentamento da pandemia. Mas a cereja do bolo de fake News oferecido pela imprensa, encabeçada pela Rede Globo e a Folha de São Paulo, foi o resultado de uma “pesquisa” que coloca o Luladrão com quase o dobro da intenção de votos em relação a Bolsonaro. Mas é fácil de se saber a verdade. Porque onde Bolsonaro vai arrasta multidões e ele anda no meio do seu povo. Já o ladrão, até pra ir a uma praia, é preciso fechá-la ao público, porque ele é sempre hostilizado por onde passa.

 Dica Musical

         A minha Dica Musical dessa semana é “Free as a Bird” (Livre Como um Pássaro), dos Beatles e com Os Beatles, embora a música só tenha sido gravada anos depois que eles se separaram e da morte de John Lennon. Isso só foi possível porque cada um deles já havia gravado sua participação em estúdio. As performances seriam mixadas e o resultado seria gravado em um futuro disco do grupo, o que não aconteceu. Mas nos anos 90 foi lançada uma coletânea em CD e a música foi incluída. O mais importante porém é que na letra eles pareciam antecipar tudo o que estamos vivenciando agora com as perdas de liberdades individuais.

Livre como um pássaro. É uma das melhores coisas para estar. Em casa. Em casa e a salvo. Como um beija-flor eu voarei, como um pássaro com asas. O que será que houve com a vida que nós conhecíamos? Será que podemos realmente viver um sem o outro Onde será que perdemos o contato que parecia significar tanto? Sempre me fez sentir tão livre como um pássaro. É uma das melhores coisas para ser.

Livre como um pássaro


 Philosopher

“Quem são as pessoas incríveis”?

         Comumente dizemos ou ouvimos alguém dizer: “Fulano é uma pessoa incrível”. Mas, o que é ser incrível? Geralmente se refere a ser uma pessoa muito capacitada, diferenciada, muito acima da média, física ou mentalmente, ou ainda, espiritualmente. Mas sempre fazemos esse julgamento usando os nossos parâmetros, que podem não ser tão quanto pensamos.  Incrível, pra mim, é o ser que põe as necessidades dos seu semelhantes adiante das suas. Começa por ceder o lugar num ônibus lotado para uma senhora que está em pé. Pode ser também aquelas que numa situação de perigo, busca colocar primeiro as mulheres, crianças e idosos à salvo, arriscando sua própria vida. Como aquela professora que morreu enfrentando o assassino que tocava fogo em crianças na escola em que ela trabalhava. Aquelas que, estando com fome, ainda divide o ultimo pedaço de pão com outro faminto. Pode ser também o cientista que dedica sua vida a encontrar cura para doenças que assolam a humanidade. Há muitas pessoas incríveis entre nós. Na maioria das vezes estão ali, bem pertinho de nós, dentro da nossa casa, e não percebemos. Mas é só uma questão de olhar e saber procurar.


*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali voar por onde eu quiser, livre como um pássaro

Nenhum comentário: