terça-feira, 3 de maio de 2022

Minhas duas mães

O mês de maio é considerado um mês muito bonito. É o mês dedicado a Nossa Senhora, mãe de Jesus e, também, Mês das Mães. Por isso, vamos agradecer a Deus, por essas duas mães. Elas são nossas melhores amigas e nos acompanham em todos os momentos de nossa vida. Como é difícil viver sem a presença da mãe!

A FAMÍLIA, a sociedade e o mundo estão nas mãos das mães. Ninguém poderá substituir a presença e a formação da mãe. Nem as creches, nem os professores, nem as redes sociais, nem o Estado e nem mesmo a Igreja. Por isso, elas nunca devem “terceirizar” a educação dos filhos. Mãe, não se substitui, ela deve desempenhar a sua missão, não só de gerar a vida, mas de educar para a vida e sempre orar pelos filhos. O Papa Pio X dizia: “Dai-me boas mães e eu salvarei o mundo”.

COMO É, também, maravilhoso perceber que Deus, na sua bondade, não quis deixar ninguém sem uma mãe. E Jesus, no fim de sua vida, momentos antes de morrer, quis deixar para a humanidade um presente: sua mãe como nossa mãe. Em Maria devemos saber reconhecer o rosto bonito e o coração ainda mais belo de todas as mães. Em Maria cada um deve sentir-se acolhido e amado.

NOSSA Senhora é a mãe de todas as mães e a mãe de todos os que não tem mãe. Que ela esteja sempre ao nosso lado e que cada um de nós possa tomar consciência de que deve cuidar sempre de sua mãe e da mãe dos outros. Que Maria seja nossa mestra e intercessora. Ela tem certeza de que Jesus não deixará de atender um pedido que lhe é apresentado e diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

DEUS não resiste ás orações de uma mãe. Concede-lhe o milagre que pede e do jeito que pede. Por isso, as mães não duvidem: joelhos e lábios de mães têm recursos infinitos. Quando elas me procuram pedindo orações para seus filhos, sou eu quem peço a elas que rezem por mim.  Tive mãe que rezou por mim e mãe que reza é como quem manda até em Deus.

MARIA, Mãe de Jesus e nossa mãe, modelo de todas as mães, elevamos a vós nossa prece pela felicidade, saúde e paz de todas as mães: mães ricas, mães pobres, mães solteiras, mães dos presidiários, dos filhos com deficiência, das que cuidam de creches, de orfanatos, de hospitais, daquelas que lutam para que os filhos tenham casa e profissão. Reanimai as mães que choram pelos filhos que já partiram deste mundo. Amém. Parabéns a você mãe!

 

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

 [email protected]

Nenhum comentário: