quarta-feira, 25 de maio de 2022

Homem e mulher do campo ganham programa de qualificação rural

O lançamento do programa Qualifica Rural, que propõe levar qualificação para o homem do campo, marcou o Dia do Trabalhador Rural, esta quarta, 25, em Feira de Santana. O encontro promovido pela Prefeitura ocorreu no Teatro Municipal Margarida Ribeiro com a presença de representantes de associações.

O prefeito Colbert Martins Filho destacou que a medida vai incrementar novas tecnologias no convívio da zona rural, visando ampliar a produção. “Eles vão aprender técnicas para trabalhar com correção do solo, caprinocultura, apicultura, bovinocultura, operação de GPS para rastreabilidade e manejo agropecuário, além de técnicas para plantação de vários tipos de frutas e verduras”, citou.

Diversos cursos gratuitos serão ministrados por instituições parceiras, como o SENAR, Fundação Bradesco, Associação Baiana de Avicultura e outras entidades. O titular da pasta, Pedro Américo, enfatizou que para isso é necessário o recadastramento das associações da zona rural.

Iniciamos hoje a atualização do cadastro para traçar o perfil de cada comunidade, entendendo a real necessidade de cada produtor rural. Assim poderemos proporcionar cursos mais direcionados, que vão aperfeiçoar o trabalho”, afirma acrescentando que cada uma das associações vai apontar qual o curso melhor se adequa a sua realidade. Atualmente o município possui 126 entidades rurais cadastradas.

Ainda de acordo com o secretário, o recadastramento vai permitir que a Seagri tenha informações a respeito da necessidade das associações. Somente as unidades recadastradas vão compor o programa Qualifica Rural, no entanto “não significa que quem não é associado será impedido de participar”, pontua Pedro Américo.

“Nossa intenção é potencializar a relação com a zona rural. Descentralizando serviços até as associações, no intuito de fortalecer a entidade para que o homem e a mulher do campo tenham uma unidade de apoio próxima a sua casa”, afirma.

OFERTA DE SERVIÇOS

Durante o encontro, foram apresentados os serviços disponibilizados pelo órgão municipal para as comunidades rurais, entre eles, o fornecimento de água potável através de carro pipa, aragem e gradagem de terra, serviço de inspeção municipal [fiscalização e certificação de produtos de origem animal e vegetal no município], distribuição de sementes.

Também é disponibilizado no órgão a sala da Cidadania do Incra, onde são oferecidos os serviços de ITR (Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural), emite o CCIR (Certificado de Cadastro do Imóvel Rural), assim como a emissão de documentos para o homem do campo dar entrada na aposentadoria ou Auxilio Maternidade Rural.

"Esse foi um momento de reforçar que a Seagri está de portas abertas para o agricultor e o produtor rural na oferta de importantes serviços necessários à vida no campo", enfatizou o diretor de Desenvolvimento Rural, Cristiano Queiroz.

Estiveram presentes o vice-prefeito, Fernando de Fabinho, e os secretários municipais Gerusa Sampaio (Políticas para as Mulheres); Antônio Carlos Borges Júnior (Desenvolvimento Social), bem como o chefe de Gabinete, Fanael Ribeiro, o procurador Geral Moura Pinho e o vereador Jurandy Carvalho.

Além deles, representantes do Senar, Fundação Bradesco, Banco do Nordeste, da Previdência Social e Associação Baiana de Avicultura.

Nenhum comentário: