quarta-feira, 25 de maio de 2022

Proposta de implantação de Centro de Equideocultura é apresentado na Câmara de Feira


A proposta de implantação de um Centro de Excelência em Equideocultura, no Parque de Exposições Dr. João Martins da Silva, foi apresentada por técnicos do SENAR (Serviço Nacional da Aprendizagem) na tarde desta segunda-feira, 23, aos vereadores na Câmara Municipal.

Na oportunidade, a superintendente da instituição, Carine Magalhães, destacou o potencial que Feira de Santana possui para ser um dos dez municípios no país a receber um centro referência de formação para trabalhadores e produtores do campo. Na Bahia, Juazeiro é o primeiro município a possuir uma unidade especializada em fruticultura.

A intenção é formar mão de obra qualificada na região por meio da expertise que o SENAR possui há mais de 30 anos, suprindo a procura, por exemplo, de produtores de cela, doma, casqueamento, equitação, manejo de equinos e toda a prática voltada ao bem estar animal.

“Ouviremos a classe rural para conhecer suas necessidades e intermediaremos os novos profissionais junto ao mercado de acordo às demandas da região”, destaca.

Todos os cursos de ensino médio do SENAR, além de gratuitos, são certificados pelo Ministério da Educação (MEC) – a formação profissional tem a base prática como destaque.

“O nosso slogan é ‘aprender a fazer fazendo’, priorizando formar uma nova classe rural brasileira que traga resultados”. Serão ofertadas aulas presenciais, na modalidade EAD e híbrida.

Numa área de 21.990 m² serão construídas salas de aula e laboratórios com toda a infraestrutura necessária para uma formação técnica e continuada. Gerente de Educação e Promoção Social do SENAR/Bahia, Daniela Lago, afirma que Agronegócio, Zootecnia, Fruticultura e Agroindústria poderão compor a grade de cursos.

“Esta formação na ponta é importante para fortalecermos a agricultura familiar”, pontua Daniela Lago. A ideia é formar um comitê setorial envolvendo a universidade, o comércio, a agroindústria e a sociedade civil organizada para criar soluções de forma participativa.

Todo o processo de elaboração do projeto de construção da nova unidade passará por licitação pública cumprindo a transparência de editais e regulamentos do ‘sistema S’.

O presidente da Câmara, Fernando Torres, afirma que a proposta tramitará com celeridade na Casa a fim de autorizar o Governo Municipal a ceder parte da área do Parque de Exposições.

“Um projeto deste nível não pode descansar na Câmara para que se torne realidade o mais rápido possível”, destacou Fernando Torres.

Estiveram presentes os vereadores Jurandy Carvalho, Correia Zezito, Luiz da Feira, Pastor Valdemir, além de Jhonatas Monteiro e Sílvio Dias.

Nenhum comentário: