terça-feira, 10 de maio de 2022

Eclipse total com Lua de Sangue será transmitido pela NASA

Espectadores do mundo todo aguardam o tão esperado eclipse total da lua que vem com cores quentes vermelho-sangue: a chamada Lua de Sangue. E este ano a NASA TV transmite AO VIVO o espetáculo.

Ele está previsto para o próximo final de semana, entre os dias 15 e 16 de maio, com a Lua assumindo um aspecto avermelhado, conhecido como “Lua de Sangue‘.

O fenômeno é caracterizado pelo alinhamento do Sol, Terra e Lua. Isso faz com que nosso satélite natural reflita esses tons.

A olho nu e de madrugada

Programe-se para assistir! O eclipse vai aparecer no céu por volta das 22h30 no horário de Brasília, na noite de domingo, 15.

Sua fase total ocorre na madrugada do dia 16, às 1h11 da manhã.

O fenômeno perdura até 4h da manhã.

Tal eclipse pode ser uma maravilha de se ver, pois dá aos espectadores a chance de testemunhar o Efeito da Lanterna Japonesa – de acordo com o Farmer’s Almanac.

Um eclipse lunar ocorre quando a lua cheia desliza para a sombra da Terra – e aqueles que assistem da América do Sul e do lado leste da América do Norte estão em um grande show.

Como este é um eclipse lunar e não solar, você não precisa se preocupar em danificar seus olhos olhando para cima.

E se você perder essa? Não se preocupe. O próximo ocorrerá de 7 a 8 de novembro de 2022. De acordo com a Nasa, este fenônemo faz com que a Lua pareça cerca de 7% maior que a média.

Conjunção de Marte e Netuno

Um dia após o próximo eclipse, em 18 de maio, você terá outro deleite no meio do mês, pois a rara conjunção de Marte e Netuno é visível nos momentos antes do amanhecer.

Marte é fácil de detectar, sendo vermelho-tangerina, e no dia 18, Netuno estará a apenas 0°34′ ao norte dele – com binóculos ou um telescópio, você poderá facilmente pular de planeta e dar uma olhada mais de perto aquele distante Big Blue Planet.

Assista o eclipse AO VIVO

Não deixe que a localização ou as nuvens atrapalhem suas festividades lunares.

A ampla área de visualização do eclipse significa que deve haver uma abundância de transmissões ao vivo.

A NASA e a Timeandate.com já se encarregaram dessa transmissão.

A NASA TV está programada para iniciar a cobertura ao vivo às 20h PT (Pacific Time), às 16hs, aqui no Brasil, no domingo, 15 de maio.

SNB - Com informações do GNN

Nenhum comentário: