terça-feira, 19 de março de 2024

19 de abril, Dia Mundial do Cuscuz. Iguaria rompe barreiras e é tradição


Reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Hoje, 19 de março, é comemorado o Dia Mundial do Cuscuz. Considerado o prato principal no nordeste brasileiro. Surgiu originalmente no norte da África, feito à base de sorgo, arroz e com sêmola de trigo. No Brasil, foi introduzido pelos colonizadores portugueses como alimentação para os escravos.

Cuscuz paulista

A sêmola de trigo deu lugar a ingredientes nativos, como milho, mandioca e coco. O cuscuz ficou tão identificado com a nossa cultura porque o nosso país tem várias influências, desde a africana, a indígena, a portuguesa. As adaptações deram origem a outras variações do cuscuz, como o paulista (de São Paulo, feito com ovos cozidos e muito tempero), o com leite de coco e tapioca (da Região Norte) e o campeiro (do Rio Grande do Sul, com charque, carne e linguiça). 

A receita que mais se sobressai, contudo, é a do cuscuz nordestino, com o bom e velho flocão de milho. “O que diferencia o cuscuz nordestino das outras variações é o nosso modo de preparo dos flocos. O segredo é hidratar e deixar descansar, sem mistério.
Consumido em geral no café da manhã e no jantar, ele é geralmente acompanhado de manteiga, leite, ovos ou carne de charque. “Pode temperar do gosto que quiser, e também adicionar vegetais, proteínas, queijos, dentre outros complementos, para que ele fique mais saboroso e saudável. 

Os complementos agregam um 
maior valor de proteínas e vitaminas ao que já é fornecido pelo cuscuz. 
O cuscuz, ainda que seja rica fonte desse macronutriente, é um bom substituto para outras fontes. Por exemplo, você pode trocar o arroz branco pelo cuscuz e obter um prato mais nutritivo.

Símbolo de afeto e resistência , o prato também é considerado patrimônio cultural no Brasil  por sua importância história e revelância na culinária regional.

Com informações do Portal Unit


Nenhum comentário: