quinta-feira, 7 de março de 2024

Cientistas criam robô que lava, limpa e cozinha em casa

 

Imagem de capa para Chega de lê-lê! Cientistas criam robô que lava, limpa e cozinha em casa
Lava, limpa, cozinha… Este robô pode ser ensinado a realizar praticamente qualquer tarefa doméstica. - Foto: reprodução/Envato

Imagine um robô que cozinha, lava a louça e ainda limpa a casa inteira! O que parecia apenas ficção científica pode se tornar realidade em breve graças aos pesquisadores da Universidade de Stanford e da DeepMind, uma divisão do Google especializada em automação e inteligência artificial.

Nomeado de Mobile Aloha, esse robô aprende por imitação a partir de demonstrações humanas. Por exemplo, para ensinar o robô a preparar um prato de camarão, os cientistas o controlam remotamente aproximadamente 20 vezes, cada uma com uma abordagem um pouco diferente, para mostrar como manipular o marisco na panela.

De acordo com a equipe, ao executar uma tarefa 50 vezes, o robô tem a capacidade de realizá-la sozinha em até 90%. E apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento, já oferece uma visão empolgante do que podemos esperar do futuro da robótica doméstica.

Não lida bem com roupas molhadas

A estrutura do Mobile Aloha é de metal com base sobre rodas, laptop, câmera e braços robóticos com garras.

As habilidades do robô já foram testadas em 100 atividades domésticas e ele se saiu relativamente bem em todas.

O ajudante só não consegue lidar muito bem com roupas molhadas, porque ele não consegue compreender qual a cor da roupa, mas isso é só por enquanto.

Mas os pesquisadores também reconhecem que precisam melhorar a precisão do robô na execução de tarefas e locomoção pela casa.

Acessível no futuro

Mobile Aloha está sendo negociado por aproximadamente US$ 32 mil, o equivalente a quase 158 mil reais.

Embora o preço seja alto, a equipe destaca que é consideravelmente mais baixo em comparação com outros robôs desenvolvidos para auxiliar nas tarefas domésticas.

A previsão é que ele fique disponível para o público ainda em 2024, com um preço inicial de quase 10 mil reais.

Mas a expectativa é que logo ele se torne tão acessível quanto um computador.

Veja um pouco do robô em ação:


Os pesquisadores também registraram alguns erros do ajudante:


Só Notícia Boa

Nenhum comentário: