quarta-feira, 6 de março de 2024

Sai ranking do melhor prato típico do Brasil; Feijoada é a campeã. Bahia emplaca três iguarias na lista

 

Imagem de capa para Sai ranking do melhor prato típico do Brasil; Feijoada é a campeã. Veja os outros
A feijoada foi a melhor colocada no ranking que indica o melhor prato típico do Brasil, seguida pelo churrasco. Veja o Top 10. - Foto: Igor Alecsander/Getty Images

A feijoada foi eleita como o melhor prato típico do Brasil, segundo os brasileiros que participaram da pesquisa feita pelo Guia Viajar Melhor em colaboração com a Travel Media PR. O levantamento listou os 10 melhores pratos para saborear em território nacional. (Veja o Top 10 no final da matéria)

O aroma irresistível de um bom churrasco brasileiro garantiu o segundo lugar ao prato típico gaúcho na pesquisa. E, é claro, não poderia faltar no pódio o tradicional arroz com feijão, combinação presente na mesa de todos os brasileiros, que ficou em terceiro lugar.

A moqueca, tanto a versão baiana quanto a capixaba, também marcou presença na lista e garantiu o quarto lugar. A comida mineira não ficou de fora: o feijão tropeiro conquistou a quinta posição no ranking.

Top 3 destinos gastronômicos 

O Guia Viajar Melhor também destacou o top 3 de destinos gastronômicos mais citados pelos turistas.

Minas Gerais liderou o ranking e não é difícil entender o porquê. Com a maior diversidade de pratos da gastronomia brasileira, a cozinha mineira é repleta de delícias irresistíveis, como o queijo, o doce de leite e o pão de queijo.

Em segundo lugar, temos a Bahia, que também oferece uma culinária diversificada que encanta os viajantes, especialmente pelos sabores intensos e marcantes. Não é à toa que três iguarias desse estado foram incluídas na lista dos melhores pratos típicos brasileiros.

Já o Pará garantiu a terceira posição. Os pratos do estado têm fortes influências da cultura indígena, traços portugueses e africanos. Um dos mais famosos é o tacacá, citado na música da Joelma.

Veja o ranking completo de melhores pratos típicos 

  • 1. Feijoada
  • 2. Churrasco
  • 3. Arroz com feijão
  • 4. Moqueca
  • 5. Feijão tropeiro
  • 6. Baião de dois
  • 7. Acarajé
  • 8. Tacacá
  • 9. Vatapá e cuscuz
  • 10. Virado à paulista

Confira aqui a pesquisa completa.

Típico prato do Rio Grande do Sul, o churrasco ficou em segundo lugar. - Foto: Hai Nguyen Tien/Pixabay
Típico prato do Rio Grande do Sul, o churrasco ficou em segundo lugar. – Foto: Hai Nguyen Tien/Pixabay


O feijão tropeiro ficou em quinto lugar. - WS Studio/Getty Images
O feijão tropeiro ficou em quinto lugar. – WS Studio/Getty Images

Nenhum comentário: