segunda-feira, 4 de março de 2024

Pousada intimista pé na areia vira paraíso de surfistas na BA

 

Imagem de capa para Pousada intimista pé na areia vira paraíso de surfistas na BA; Vídeo
Com um conceito diferente de atendimento e hospitalidade, a Pousada Shangri-lá, na Praia da Tiririca, em Itacaré, BA, tem atraído surfistas de várias partes do Brasil e do mundo. - Foto: SNB

Uma pousada intimista e aconchegante no Sul da Bahia está atraindo surfistas e apaixonados do Brasil todo e do exterior. E são vários os motivos.

A Pousada Shangri-lá @pousadashangrilaemitacare é pé na areia, tem decoração rústica em madeira e mosaicos, redes na varanda dos chalés e café da manhã personalizado de frente para o mar. Tudo na encantadora Praia da Tiririca, em Itacaré (BA). E os surfistas que vão lá são diferenciados. (vídeo abaixo)

“São pessoas bem-sucedidas como engenheiros, médicos e etc que amam surfar nos dias de folga e sempre viajam para os picos de surf no mundo inteiro. A Shangri-lá é a pousada preferida das namoradas e esposas por oferecer conforto de frente a para as ondas da Praia da Tiririca”, contou a proprietária Maria Criztina Souza Pereira, em entrevista ao Só Notícia Boa.

Surfistas do mundo todo

Na praia da Tiririca conhecemos o surfista Caio Barreto Cotias, de 18 anos, que surfa desde criança e nasceu na cidade de Itacaré. Ele conta que lá conheceu surfistas de várias partes do mundo.

“Conheci surfistas de São Paulo, Rio de Janeiro, dos Estados Unidos, Alemanha, Israel, Argentina, de todos os lugares do mundo. É uma praia bonita, limpa, refrescante”, disse.

E as ondas? “As ondas são boas aqui, é uma cidade boa de surfe. Já teve vários campeonatos aqui, tem muita gente que surfa muito bem”, contou Caio.

Além das ondas, o que atrai turistas são “a beleza natural de Itacaré, as praias, o povo divertido e feliz. As praias são lindas. Acho que é o charme de Itacaré que atrai as pessoas”, analisou o jovem surfista.

Pousada diferenciada

A ideia de criar uma pousada diferenciada surgiu dos anseios Maria Criztina, uma brasileira que vive entre o frio da Bélgica, onde mora com o marido e os filhos, e o calor da Bahia, para onde volta todo verão.

“Viajando pelo Nordeste, fiquei em diversas pousadas que sempre tinham algo a desejar como janelas na altura correta para ver o mar, redes limpas, almofadas, tapetes na beira da cama, mosquiteiros e café da manhã servido individualmente”, disse.

De olho nesse nicho, ela decidiu abrir a própria pousada no ano 2000, com um conceito diferenciado.

Formada em design de moda e em Art Téxtil, ambas na Bélgica, Maria Criztina foi aplicando na Pousada Shangri-lá parte dos conhecimentos que adquiriu na educação e na vida.

“A construção foi realizada em etapas de quatro meses durante cinco anos. Começamos em novembro de 2000. A pousada ainda não está pronta, esse é um dos diferenciais da Shangri-lá em Itacaré, estou sempre fazendo algo para melhorar. Tem outros menores que vou implantando de maneira espontânea”, revelou.

Café da manhã personalizado

O atendimento na pousada parece casa da mãe. Quando o hóspede acorda e sobe para tomar o café da manhã no segundo andar, recebendo no rosto a brisa do mar, começa uma experiência apaixonante.

A cor dos guardanapos indica as frutas e os sucos que serão oferecidos naquela manhã. Tudo é servido individualmente na mesa e com fartura. Além do café e do leite, tradicionais, tem pão quentinho, bolo, geleia, iogurte e melaço para começar bem o dia. Fora a gentileza e o sorriso das atendentes.

E a própria dona, que treina o pessoal, também põe a mão na massa quando está no Brasil. Empreendedora e apaixonada, Criztina recebe os visitantes e cuida deles como se fossem da família.

“É muito gratificante ver as pessoas gostando do resultado de um projeto, reconhecendo que tem um conceito implantado e perguntando quem fez o projeto. Fico emocionada quando posso contar nossa historia”, disse.

Lua no mar

Mas não é só durante o dia. O lugar tem encantos noturnos também, na rua de comércio e restaurantes da cidade e no festival de estrelas no céu.

Da pousada ou da areia, dá para contemplar a chegada da Lua, no início da noite, bem no horizonte do mar. Ambiente mais romântico impossível.

E como a Praia da Tiririca é um local bem seguro, dá para ficar até de madrugada sentado na areia apreciando os encantos dessa natureza perfeita.

Só tem um problema, não mais vontade de ir embora deste paraíso!

Fachada da Pousada Shangri-lá, feita de madeira, é pé na areia - Foto: SNB
Fachada da Pousada Shangri-lá, feita de madeira, no meio da natureza é pé na areia – Foto: SNB


Vista da praia para a pousada, que atrai surfistas do Brasil e do mundo todo - Foto: SNB
Vista da praia para a pousada (ao centro), que atrai surfistas do Brasil e do mundo todo – Foto: SNB


O surfista Caio Barreto Cotias, de 18 anos, adora a Praia da Tiririca. Ele surfa desde criança e nasceu na cidade de Itacaré, BA. - Foto: SNB
O surfista Caio Barreto Cotias, de 18 anos, adora a Praia da Tiririca. Ele surfa desde criança e conheceu lá surfistas de várias parte do mundo. – Foto: SNB


Início da noite visto da pousada Shangri-lá, em Itacaré, BA - Foto: SNB
Início da noite visto da pousada Shangri-lá, em Itacaré, BA – Foto: SNB


O brilho da Lua na água pode ser admirado a noite porque o local é seguro. - Foto: SNB
O brilho da Lua na água pode ser admirado à noite e madrugada porque o local é seguro. – Foto: SNB

Nenhum comentário: