terça-feira, 23 de setembro de 2014

Alex Ferraz

ESCONDIDINHO
Da coluna do Cláudio Humberto: "O Ministério Público Federal da Bahia identificou a origem dos R$ 180 mil apreendidos com um assessor do senador Wellington Dias (PT-PI) em uma rodovia no município de Barreiras (BA), há dias: uma empresa de tecnologia da informação contratada pelo Banco do Nordeste." A pergunta que fica no ar: por que o dinheiro estava escondido sob o banco traseiro do veículo? Hum...

Frase: Toda vez que vejo um adulto em uma bicicleta, eu já não me desespero quanto ao futuro da raça humana. (H.G.Wells)

Bicicleta x trânsito: uma questão de equilíbrio
Vejo pesquisa na TV mostrando que quase 90% dos paulistanos aprovam a criação de ciclovias, que já são muitas na maior cidade do País.
Também aqui, em Salvador, as ciclovias e ciclofaixas vêm sendo incentivadas. Notável. Mover-se usando a bicicleta é um excelente exercício físico aeróbico e, como tal, traz ótimos resultados para a saúde. Além disso, não se gasta combustível e nem se polui o ar. Tudo uma beleza.
No entanto, e sempre há a parte ruim, a péssima educação do motorista brasileiro em geral, e em particular em Salvador, traz receios devido a perigos reais e imediatos. Fico mesmo pasmo quando vejo pessoas enfrentarem avenidas como Bonocô e Contorno, para citar só duas, pedalando uma bike de forma disciplicente, entre tantos motoristas que consideram pedestres, ciclistas e motociclistas como um estorvo.
No caso dos motociclistas, mas especificamente daqueles que podemos chamar de motoqueiros, muitas vezes são mesmo um estorvo nesse trânsito de Bombaim que temos na Bahia e no Brasil.
A conclusão é: já que não se pode educar o motorista ignorante, que sejam, então, redobrados os sistemas de segurança para o ciclista, como, aliás, faz muito bem a Transalvador aos domingos, nas áreas das ciclofaixas da capital. Só assim dá para se sentir seguro.

Um presente
de grego (I)

A notícia: "O início da operação comercial das duas novas embarcações do sistema ferryboat está atrasado há 15 dias e segue sem previsão para acontecer. Os ferries recém-comprados na Grécia, que receberam os nomes de Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares, são submetidos a testes de equilíbrio nas águas da Baía de Todos-os-Santos, segundo a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba). A entrada dos equipamentos no sistema ainda não tem previsão para começar e sequer foram entregues à Internacional Marítima."

Um presente
de grego (II)

O comentário: estes ferries foram prometidos para o Verão passado e deveriam ter chegado em dezembro de 2013. Depois, ficaram para o São João e, agora, pelo visto, corremos o risco não termos as embarcações para o Verão que se aproxima.
Além disso, que história é essa de "teste de equilíbrio" na Baía de Todos os Santos, considerada uma das mais tranquilas e seguras do mundo?

Um presente
de grego (III)

Sim, porque as embarcações já passaram pelo Mediterrâneo e enfrentaram a travessia do Atlântico até aqui, onde chegaram, a despeito de serem "novos", cheios de ferrugem e arranhões.
Olha, essa história não está cheirando bem, com certeza.

Um idoso
pessimista

Assistindo à excelente comédia "Cara, eu tem Amo", na FOX, deparei-me com o seguinte diálogo, entre o personagem principal, que preparava seu casamento, e um parente dele, convidado para as bodas:
Pergunta o noivo:
- Você tem alguma coisa marcada para o dia 13 de junho?
Responde o idoso:
- Ora, meu filho. Eu tenho 89 anos de idade. Você ainda que eu ainda marco alguma coisa?

Queimadas
sem controle

Os focos de incêndio na matas brasileiros têm batido recordes este ano.
Só na área do Distrito Federal foram três mil de janeiro até agora.
E sabe-se que 99% dos casos são de incêndios criminosos. Quanta impunidade!

Nenhum comentário: