quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Garoto de 15 anos inventa gadget que leva mais segurança para doentes de Alzheimer

Mais de metade das pessoas que sofrem de Alzheimer têm o perigoso hábito de levantar da cama à noite e perambular pela casa ou até mesmo pela vizinhança. Distraídas e no escuro, elas correm grande risco de sofrer acidentes. Mas e se fosse possível alertar alguém responsável toda vez que essas pessoas se levantam à noite?
O avô de Kenneth Shinozuka, norte-americano de 15 anos, já colocou sua vida em risco algumas vezes ao sair sozinho à noite. Pensando nisso, o garoto decidiu criar um dispositivo que avisa, via smartphone, toda vez que o idoso coloca os pés no chão. O gadget, que fica preso ao pé ou na meia, consiste em um sensor de pressão conectado a um chip RFID. Dessa forma, assim que a pessoa coloca os pés no chão, o sensor é acionado, enviando uma mensagem ao celular da pessoa responsável por cuidar do idoso.
O garoto testou o protótipo construído durante seis meses com seu avô e o aparelho conseguiu detectar todas as vezes em que ele se levantou. Simples, de baixo custo e essencial para a segurança de quem tem Alzheimer, o projeto de Kenneth Shinozuka ficou entre os 15 finalistas do Google Science Fair. (http://www.hypeness.com.br)

Nenhum comentário: