quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Cultura Popular resgatada e surgimento de novas manifestações

 
         Se por um lado a cidade perdeu muitas das suas originais expressões de Cultura Popular, outras foram surgindo ao longo do tempo e, inclusive, uma delas foi resgatada, o Bando Anunciador da Festa de Santana. Surgiu a Caminhada do Folclore evento que envolve não só a Cultura Popular de Feira como também de municípios vizinhos, o Natal Encantado e o Festival de Samba de Roda.

         O Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), órgão da Universidade Estadual de Feira de Santana, dede meados da década passada assumiu verdadeiramente o papel de centro produtor e promotor de Cultura e Arte. A partir de Então tem tomado iniciativas que promovem e resgatam os melhores valores culturais da cidade. Em 2007, resgatou o tradicional Bando Anunciador da Festa de Santana, que a cada ano cresce mais.

         No domingo anterior ao Dia da Padroeira, que ocorre a 26 de agosto, bandos formados em diversos bairros da cidade se dirigem para a sede do Cuca, na rua Conselheiro Franco, próximo à Catedral de Santana, levando música e alegria por onde passam, com seu cortejo de carroças enfeitadas, carros antigos, gente fantasiada, mascarados para sair em desfie pelas ruas do centro da cidade anunciando que é chagado o dia de louvar a Padroeira da Cidade, Senhora Santana.

         A Caminhada do Folclore também é organizada pelo Cuca, que reúne grupos folclóricos da cidade e de municípios vizinhos, para desfilar pelo centro da cidade mostrando a sua arte popular. Este ano que foi para a avenida pode presenciar capoeira, samba de roda, quadrilhas, grupos teatrais e cordelistas, num total de 108 grupos da cidade e de outros municípios vizinhos, que se apresentaram durante a 13ª Caminhada do Folclore, ocorrida no dia 26 de agosto. Estes eventos contam também com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Município.


Festivais

O Cuca realiza ainda um festival de sanfoneiros que este ano realizou sua 7ª edição com recorde público.  Tendo como protagonista o principal símbolo da música regional, a sanfona, a grande final do evento, no dia 22 de maio, reuniu muito forró, animação e cerca de duas mil pessoas no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Quem prestigiou o evento ainda pode se deliciar com bebidas e comidas típicas nas barracas montadas no entorno do Auditório, e curtir um show do cantor, compositor e violeiro baiano Xangai, no encerramento do evento. A Uefs também está apoiando o Festival de Violeiros do Nordeste, que é realizado há 40 anos pela Associação de Violeiros e Trovadores da Bahia, faz parte do calendário oficial de eventos do município e tem apoio da Prefeitura.

Criado este ano pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, o Festival Samba de Roda, Samba de Todos superou as expectativas dos organizadores, ao mostrar, na prática, a importância do ritmo que deixou de ser apenas expressão musical para se tornar identidade cultural e acabou sendo reconhecido como patrimônio da humanidade. Em 2013, a prefeitura inovou criando o Natal Encantado, que leva para as ruas e praças do centro mais de 100 horas de pura cultura com espetáculos teatrais, orquestras, filarmônicas, corais, rodas de capoeira, grupos de dança e performances circenses. 

Durante a Micareta o Bloco Tracajá é mais um espaço para as manifestações da Cultura Popular. Sem fins lucrativos, sem corda, trio elétrico e abadá, o Tracajá é a antítese dos blocos carnavalescos e resgata as manifestações populares a partir do momento que permite que qualquer folião desfile usando o traje que bem lhe aprouver. Esta liberdade cai como sopa no mel para as brincadeiras, protestos e manifestações de toda espécie.

O bloco é animado por banda de sopro, grupos de samba de roda, grupos de forró e músicos diversos que levam seus instrumentos para animar a festa. Já houve até quem desfilasse tocando violino e violoncelo, em cima do trem alegórico, que é destinado a crianças, idosos e foliões cansados. A cada ano o bloco apresenta uma novidade.

         As “Organizações Tracajá”, sob a liderança do fotojornalista Reginaldo Pereira, promovem ainda, anualmente, o Encontro de Figuras Populares e o Troféu Tracajá, reunindo os artistas e cidadãos mais populares e notórios da cidade.

Nenhum comentário: