quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Feira do Livro promove festival literário e cultural até domingo

  Com a presença de representantes de diversos segmentos da comunidade, foi aberta na noite dessa terça-feira (23), a 7ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultural, que prossegue até domingo (28) em estandes armados na Praça João Barbosa de Carvalho, a Praça do Fórum. O reitor da Uefs José Carlos Barreto relatou que, lançada em solo fértil em 2008, a Feira do Livro cresceu e deu frutos, mas afirmou que a permanência do evento, para os próximos anos, depende do envolvimento da sociedade.

José Carlos Barreto se referiu às dificuldades para garantir a realização da Feira do Livro. As instituições, públicas e privadas, conforme salientou, ainda não perceberam a importância regional nas áreas da educação e da cultura. Felizmente, afirmou, “mais uma vez superamos os obstáculos; as  entidades parceiras vão apresentar mais uma excelente Feira do Livro para a comunidade e as portas estão abertas a todos”.

A solenidade de abertura contou com a presença, ainda, do vice-reitor da Uefs, Genival Corrêa, da pró-reitora de Extensão, Maria Helena Besnosik, da coordenadora da Feira e professora da Uefs, Anna Cristina Gonçalves, do secretário de Esporte, Cultura e Lazer do município, Jailton Batista, de Maria Tereza Cerqueira, representante do Sesc, entidade parceira na realização da Feira, e de Mário Leal, que representou a Direc 02.

Dois dos primeiros colaboradores do evento também estiveram presentes: o professor José Raimundo Pereira de Azevêdo, ex-prefeito de Feira de Santana e representante dos clubes de Rotary, e o arcebispo metropolitano, Dom Itamar Vian.

Expectativa

Mais de 50 mil pessoas deverão visitar os estandes da 7ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultural. A expectativa de público é baseada no crescimento e consolidação do evento desde a primeira edição, conforme afirma Maria Helena Besnosik, pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Na abertura oficial, nessa terça-feira, os presentes tiveram a oportunidade de apreciar os Hinos Nacional e de Feira de Santana interpretados pela premiada cantora feirense Carol Pereyr. Em seguida, houve performance do cordelista Kitute de Licinho, que interpretou obras do professor Luciano Ferreira, do município de Coração de Maria e graduado em Letras pela Uefs, seguido de espetáculo musical com Xangai.

Para o decorrer da semana, o público terá acesso a outras atividades, como a “Arena Jovem”, agendada para a tarde sexta-feira (26) e manhã de sábado. Destinada a adolescentes, a atividade contará com apresentações de street dance, oficina de grafitagem e de quadrinhos.

Também está confirmada a participação do escritor contemporâneo Luiz Ruffato, responsável pela abertura da Feira do Livro de Frankfurt. Durante todo o dia 24, o público poderá conhecer mais sobre sua obra e participar de conversas interativas com o escritor. Confira a Programação da 7ª Feira do Livro no portal www.uefs.br 


Estudantes da rede pública estadual e municipal, mais uma vez, receberão vales-livros, num montante de recursos de R$ 250 mil, repassados pelos Governos do Estado e do Município.

A Feira do Livro é uma realização conjunta da Uefs, Direc 2, Secretaria de Educação do Município, Arquidiocese de Feira de Santana, Sesc e Fundação Egberto Costa.

Nenhum comentário: