quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Ufa! Parece que finalmente o aeroporto de Feira vai funcionar



     Com a presença do Governador Jaques Wagner a Azul Linhas Aéreas realizou o voo inaugural das suas atividades no Aeroporto João Durval Carneiro em Feira de Santana no dia 10 passado. O vôo partiu de Salvador para Teixeira de Freitas e retornou fazendo escala em Feira de Santana onde a empresa, a partir do dia 28 deste mês, deverá começar a operar a primeira linha aérea regular da cidade.
O Aeroporto de Feira de Santana está localizado no nordeste da cidade, é acessado pelo Anel Rodoviário no trecho Leste-Norte (Portal Princesa do Sertão/Cidade Nova) ligado pela Avenida Antônio Sérgio Carneiro. Está a 12 quilômetros do centro da cidade, podendo ainda ser acessado por ônibus coletivos do sistema municipal que partem do Terminal Central.  

Lá possui também uma unidade fabril da Paradise Indústria Aeronáutica, que começou a operar em setembro de 2009 e comporta ainda uma escola de pilotagem de aviões, o Aeroclube de Feira de Santana.

Fundado em 1985, o aeroporto jamais recebeu voos comerciais, apenas voos particulares, foi diversas vezes interditado pela ANAC. Em 2011 começaram os investimentos para modernização e reestruturação e coloca-lo como um aeroporto para voos regionais e de conexões, houve diversas etapas e no dia 10 passado o aeroporto foi reinaugurado por completo e aberto a voos comerciais.



Fechamento

Antes disso, porém, o aeroporto esteve para ser totalmente fechado e a fábrica de aviões Paradise, que se encontrava em fase de implantação, suspendeu as obras e ameaçou se retirar de Feira de Santana. Isso se deu por conta da intransigência do então diretor do IMA, Messias Gonzaga, que interditou o posto de combustíveis ali existente, sob pretexto de não ter licença ambiental que o próprio IMA deveria fornecer.

         A interdição do posto de combustíveis fez fechar uma oficina de pequenas aeronaves que funcionava dentro do aeroporto, atendendo aeronaves particulares que se transferiu para Recife.  Só após muitos meses e sobre ameaça deperder a fábrica de aviões foi que o posto obteve a licença e foi reaberto.

O Governo do Estado da Bahia, através da AGERBA, realizou em 2012 a licitação para concessão de exploração do aeroporto à iniciativa privada, sendo vencedor a sociedade de propósito específico AFS - Aeroporto de Feira de Santana S/A, formada pelas empresas UTC Engenharia S/A e Sinart. O contrato foi assinado em 29 de maio de 2013. A concessão tem prazo de 25 anos, sendo de responsabilidade da concessionária a reforma e ampliação.

Vai contar com três voos por semana, para Salvador e Vitória da Conquista, tendo o Estado de Minas Gerais como destino final. Inicialmente, a Azul fará apenas transporte de passageiros, no entanto, já está de olho no mercado de transporte de carga.

“Temos uma diretoria exclusiva para cargas, então estamos trabalhando fortemente para atender esse mercado. Certamente vamos iniciar os trabalhos nesse segmento também aqui em Feira de Santana. A cidade tem potencial. São aproximadamente duzentas toneladas de cargas transportadas ao ano”, pontua Ronaldo Veras, porta-voz da empresa.

Até o momento, apenas a Azul está habilitada para operar na cidade. Mas outras empresas interessadas também podem se candidatar.

 





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