terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Alex Ferraz

IRONIA!
Enquanto a Transalvador insiste em estabelecer ridículos 40km/h para a Avenida Contorno, na Joana Angélica, onde na maior parte do dia não se consegue transitar a mais de 5 km/h, em média, há um placa, ao lado do Central e em frente à saída da Mouraria, estabelecendo velocidade máxima de...50 km/h. Cada uma!

“Um homem com fome não é um homem livre." (Robert-Louis Stevenson)

Gente faminta, comida no lixo
De acordo com a FAO, uma em cada sete pessoas no mundo ainda vai dormir à noite sem saber como comerá no dia seguinte. A fome atinge uma imensa população e no Brasil não é diferente, apesar de promessas de fome zero e coisas que tais.
Ironicamente, porém, nosso país manda diariamente para o lixo cerca de 39 mil toneladas de alimentos em condições de consumo. Seja uma mancha na beterraba, o tamanho menor de uma laranja e até mesmo falhas em rótulos de produtos industrializados, há sempre um motivo para desperdiçar alimentos, notadamente em feiras e supermercados (os consumidores rejeitam), embora o problema atinja também, e muito, as centrais de abastecimento e ainda seja consequência as péssimas condições de transportes (estradas) e de armazenamento, em alguns casos.

Ainda sobre o lixo alimentar (I)
De acordo com o programa Mesa Brasil, que há alguns anos vem recebendo doações de produtos próprios para o consumo mas impossibilitados de serem comercializados, milhares de pessoas têm sido beneficiadas com o reaproveitamento desses itens, todos eles, repito, em ótimas condições de consumo mas de "má aparência",e, assim, destinados ao lixo.

Ainda sobre o lixo alimentar (II)
A banana escurecida, a abóbora com uma pequena e inofensiva mancha na casca, a laranja de tamanho menor etc. fazem parte desse lixo.
É surpreendente que num país onde muita gente ainda passa fome não existam programas mais amplos, atingindo todo o território nacional, para o reaproveitamento deste lixo que não é lixo.

Uma fraude perigosa
O cidadão denuncia que viu, em uma borracharia de Salvador, um funcionário "refazendo" as ranhuras de um pneu completamente careca, seguindo as linhas que restaram dos sulcos originais.
Esse pneu seria destinado à revenda. Mas como não foi recauchutado de verdade, é uma verdadeira bomba relógio pronta para provocar um acidente.

Um verdadeiro "old-door"
Na Avenida Bonocô, posicionado diante da linha do metrô, um out-door conclama a população para participar de uma grande festa.
A data: 29 de agosto de 2014. Puro túnel do tempo.

Uma proposta  viável?
Revoltado com o tempo disponível a governantes que estão saindo ou auxiliares diretos de reeleitos, mas que vão deixar o cargo, têm para adotarem medidas impopulares (aumentos de taxas, juros, impostos, preços controlados etc.) mas que beneficiarão quem ficará no poder central, no intervalo entre a eleição e a posse, um amigo sugere que esta pose se dê no dia seguinte ao resultado nas urnas. Parece surreal, mas...

Nenhum comentário: