segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Única companhia de dança folclórica profissional do país hoje na Matriz


O Balé Folclórico da Bahia (BFB), única companhia de dança folclórica profissional do país, é a atração desta segunda-feira, 22, na Praça Monsenhor Renato Galvão - Praça da Matriz, dentro da programação do Natal Encantado 2014. A apresentação está prevista para às 19h, no palco principal. 
Antes, às 18h, o público que chegar mais cedo ao local poderá conferir a apresentação da Camerata Acadêmica, de Salvador, no interior do templo da Catedral Metropolitana de Senhora Santana. 
 
SOBRE O BALÉ FOLCLÓRICO DA BAHIA
 
O grupo foi criado em 1988 por Walson Botelho e Ninho Reis e apresenta, desde então, um significativo currículo de atividades, especialmente os prêmios e turnês nacionais e internacionais, além de um considerável prestígio refletido na resposta do público e da crítica especializada.
O natural aprimoramento técnico-interpretativo de seus profissionais, deve-se ao fato de a Bahia ser a região do Brasil onde podemos encontrar as manifestações populares no dia-a-dia do seu povo e é por esta razão que o BFB escolheu tais manifestações como tópico de suas pesquisas, demonstrando-as através da dança, música e outros aspectos que compõem o espetáculo, tornando-se, assim, a fonte asseguradora da autenticidade das coreografias apresentadas.
Funcionando em regime integral de seis horas de trabalho por dia, os 38 integrantes da companhia – entre dançarinos, músicos e cantores – recebem as mais variadas orientações em técnica de dança, música e teatro. Sob a direção artística de José Carlos Santos (Zebrinha) desde 1993, a companhia atingiu um nível técnico que vem sendo alvo de atenção dos mais exigentes profissionais e críticos da área de dança, valendo, até mesmo, um prêmio pelo desempenho de seu elenco durante o ano de 1996: o "Prêmio Mambembão", oferecido pelo Ministério da Cultura, como a melhor preparação técnica de elenco no país, naquele ano.
Com o objetivo de preservar e divulgar, no mais puro estado, as principais manifestações folclóricas da Bahia, o BFB desenvolveu uma linguagem cênica que parte basicamente dos aspectos populares da cultura baiana atingindo a contemporaneidade do mundo atual, sem, contudo perder suas raízes, não se distanciando, assim, da realidade nacional. (Secom)

Nenhum comentário: