segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Natal Encantado continua movimentando o centro da cidade


 Centenas de pessoas que reservaram a noite do domingo, 14, para curtir as atrações do Natal Encantado 2014 tiveram a diversidade garantida no Espaço Marcus Moraes. As apresentações, iniciadas às 19h, começaram com orquestra e terminaram com o som da Música Popular Brasileira (MPB). Nesta segunda-feira, 15, diversas apresentações serão realizadas nos espaços reservados para o Natal Encantado. Na praça Monsenhor Renato Galvão, praça da Matriz, haverá show da Família Lima, a partir das 20h.
Com componentes que uniam crianças, jovens e adultos, a Orquestra Venham Todos, do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) abriu seu espetáculo com uma surpresa para os presentes. Pela primeira vez, o Hino de Feira de Santana foi apresentado por uma orquestra sinfônica, ao vivo.
Regida pelo jovem Alex Araújo, eles também tocaram canções que lembram o espírito do Natal, além de grandes clássicos. “Nosso trabalho começou em maio. Tinha pessoas que nunca tocaram nada. E hoje estamos mostrando o resultado de nossas aulas”, destacou o maestro.
Logo após o público parou para ouvir os grandes sucessos da MPB. A responsabilidade de cantar ficou por conta da feirense Josy Santana, que a cada canção finalizada, tinha a aclamação dos presentes.

Na praça da Matriz 
A mistura de instrumentos de sopro e percussão é apenas uma, entre as muitas inovações da Orkestra Rumpilezz, que na noite deste domingo, 14, manteve o clima de empolgação na Praça da Matriz do início ao fim, na quinta noite do Natal Encantado. A cadência do samba, a harmonia do jazz, a batida forte da música de matriz africana e a regência impecável de Letieres Leite. E eis o grande espetáculo.
Vestidos de branco, ao invés do tradicional figurino preto, os músicos foram recebidos no palco ao som de atabaques, instrumentos cujos nomes no candomblé aglutinados denominam a orquestra: rum, rumpi, lé, com as últimas letras da palavra jazz. Como o próprio nome sugere, a principal característica do grupo é mistura de ritmos aparentemente distantes entre si. Só aparentemente.
         Com um repertório que incluiu composições de Ari Barroso (Baixa dos Sapateiros) e Dorival Caymmi (Noite de Temporal), este homenageado pela orquestra, o concerto atingiu seu ponto alto com a música ancestral Floresta Azul, feita para Odé, representado no Candomblé pelo orixá Oxossi e na Igreja Católica por São Jorge. Sucessos do jazz garantiram um brilho ainda maior à apresentação. 

Família Lima 


O estilo clássico com arranjos que variam do erudito ao pop rock, características predominantes da Família Lima, vão ser apreciadas pelo público de Feira de Santana nesta segunda-feira, 15. O grupo é uma das principais atrações dentro da programação do Natal Encantado 2014. A apresentação acontecerá na Praça Monsenhor Renato Galvão - Praça da Matriz - a partir das 19h. 
Pela primeira vez o grupo gaúcho tocará em Feira de Santana em um show público. A banda gaúcha foi lançada oficialmente em 1994 e este ano completou duas décadas de carreira. A marca foi celebrada com o lançamento do DVD "Raízes", com grandes sucessos de músicos e bandas gaúchas, rearranjados para o "erudito pop rock".
No show desta noite o público também vai conferir músicas do último álbum da banda, intitulado "1, 2, 3, 4, 5", lançado em 2011. No repertório também não deverá faltar a canção  "Primeiro Amor", grande sucesso do grupo na década de 1990.

Nenhum comentário: