terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Trailer vintage vira hotel no deserto e faz sucesso em moda 'retrô'

 Uma das opções mais cobiçadas de transporte para quem gosta de viajar bastante pelas estradas é o trailer Airstream - e a empresa que as fabrica está batendo recordes de faturamento com a moda "vintage" entre turistas.
O Airstream é fabricado desde a década de 1930 - mas este ano a empresa registrou crescimento de 50% nas suas receitas.
O diretor da empresa, Bob Wheeler, atribui esse crescimento a estratégias de distribuição, esforços de marketing e à qualidade do seu produto.
Mas o sucesso também se deve a uma certa "febre" entre consumidores americanos vidrados em marcas e estilos de vida antigos.
"Eu precisava ter um", diz Kate Pierson, vocalista do conjunto americano B-52's, uma das grandes entusiastas da marca.
Pierson comprou seis trailers da Airstream e montou um hotel - o Katy's Lazy Desert - na comunidade de Lander, que fica no meio do deserto de Mojave, na Califórnia.
Design do Airstream, elaborado nos anos 1930, remete a uma época passada
"Ele simboliza o otimismo do meio do século com a ideia de se cair na estrada", diz Pierson. "É algo retrô e nostálgico, mas bastante a frente do seu tempo ao mesmo tempo, que é a mesma coisa que as pessoas costumam elogiar no B-52's."
Para ela, esse visual vintage serve como um refúgio para pessoas que estão cansadas do mundo moderno. As pessoas que buscam Airstreams são as que gostam de jogar jogos de tabuleiro, observar o céu à noite e ficar conversando com os vizinhos.
A ideia de hotéis só de Airstream não é inédita. Na Cidade do Cabo, na África do Sul, existe o The Grand Daddy Hotel. O camping Retro Trailer Park também oferece alguns Airstreams para aluguel nos Pirineus franceses.
Interior dos trailers no Katy's Lazy Desert é modesto mas aconchegante
A estética dos veículos contribui para essa sensação. A maior parte dos trailers são quadrados e desastrados no seu design. O Airstream, apesar de não possuir nenhum motor e sempre precisar ser rebocado por outro veículo, tem a aparência de ágil e leve, por causa de sua aerodinâmica.
Com seus lados arredondados e carcaça de alumínio, é esteticamente agradáveis, parecendo uma bala de prata.
Além de popular nos Estados Unidos, a Airstream já opera revendedoras em várias partes da Europa. Mas recentemente a empresa abriu também lojas na Austrália, Coreia do Sul, China e Tailândia.
Kate diz que pessoas que gostam do Airstream costumam gostar de vida mais simples
Desde que surgiu, a companhia conseguiu sobreviver em um mercado que viu o fim de várias marcas de trailers.
"É como a calça jeans Levi ou a garrafa de Coca-Cola", diz Rich Luhr, editor de uma revista dedicada à Airstream.
A empresa também tem usado as mídias sociais para chegar a novos consumidores.
Campings e hotéis só de Airstream também existem na França e África do Sul
Para atender à demanda crescente pelo produto, a empresa anunciou recentemente um investimento de US$ 5,9 milhões para uma expansão da fábrica em Jackson, no Estado americano de Ohio. A Airstream fabrica 50 trailers por semana, mas depois da reforma, em maio de 2015, poderá ter capacidade para produzir 75.

Leia no site BBCBrasil

Nenhum comentário: