Uma das opções mais cobiçadas de
transporte para quem gosta de viajar bastante pelas estradas é o trailer
Airstream - e a empresa que as fabrica está batendo recordes de
faturamento com a moda "vintage" entre turistas.
O Airstream é fabricado desde a década de 1930 - mas este ano a empresa registrou crescimento de 50% nas suas receitas.
O
diretor da empresa, Bob Wheeler, atribui esse crescimento a estratégias
de distribuição, esforços de marketing e à qualidade do seu produto.
Mas o sucesso também se deve a uma certa "febre" entre consumidores americanos vidrados em marcas e estilos de vida antigos.
"Eu precisava ter um", diz Kate Pierson, vocalista do conjunto americano B-52's, uma das grandes entusiastas da marca.
Pierson
comprou seis trailers da Airstream e montou um hotel - o Katy's Lazy
Desert - na comunidade de Lander, que fica no meio do deserto de Mojave,
na Califórnia.
"Ele simboliza o otimismo do
meio do século com a ideia de se cair na estrada", diz Pierson. "É algo
retrô e nostálgico, mas bastante a frente do seu tempo ao mesmo tempo,
que é a mesma coisa que as pessoas costumam elogiar no B-52's."
Para
ela, esse visual vintage serve como um refúgio para pessoas que estão
cansadas do mundo moderno. As pessoas que buscam Airstreams são as que
gostam de jogar jogos de tabuleiro, observar o céu à noite e ficar
conversando com os vizinhos.
A
ideia de hotéis só de Airstream não é inédita. Na Cidade do Cabo, na
África do Sul, existe o The Grand Daddy Hotel. O camping Retro Trailer
Park também oferece alguns Airstreams para aluguel nos Pirineus
franceses.
A estética dos veículos
contribui para essa sensação. A maior parte dos trailers são quadrados e
desastrados no seu design. O Airstream, apesar de não possuir nenhum
motor e sempre precisar ser rebocado por outro veículo, tem a aparência
de ágil e leve, por causa de sua aerodinâmica.
Com seus lados arredondados e carcaça de alumínio, é esteticamente agradáveis, parecendo uma bala de prata.
Além
de popular nos Estados Unidos, a Airstream já opera revendedoras em
várias partes da Europa. Mas recentemente a empresa abriu também lojas
na Austrália, Coreia do Sul, China e Tailândia.
Desde que surgiu, a companhia conseguiu sobreviver em um mercado que viu o fim de várias marcas de trailers.
"É como a calça jeans Levi ou a garrafa de Coca-Cola", diz Rich Luhr, editor de uma revista dedicada à Airstream.
A empresa também tem usado as mídias sociais para chegar a novos consumidores.
Para atender à demanda
crescente pelo produto, a empresa anunciou recentemente um investimento
de US$ 5,9 milhões para uma expansão da fábrica em Jackson, no Estado
americano de Ohio. A Airstream fabrica 50 trailers por semana, mas
depois da reforma, em maio de 2015, poderá ter capacidade para produzir
75.
Nenhum comentário:
Postar um comentário