A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a UEFS e a Fiocruz, realizou entre os dias 8 de abril e 18 de maio, testes de Covid com estudo genômico em indivíduos assintomáticos, em áreas de grande circulação de pessoas em Feira de Santana.
A coleta fez parte de uma pesquisa pioneira que buscou compreender qual a variante com maior circulação no município e de que forma eles reagem em ambientes de grande circulação. Foram coletadas 1.400 amostras, sendo elas no Centro de Abastecimento, no estacionamento em frente ao Paço Municipal e na praça do Tomba.
Os pesquisadores coletaram exames RT-PCR em pessoas que não tinham tido a doença anteriormente, não apresentavam sintomas da Covid-19 no momento do exame e não foram vacinadas. Durante a apresentação do resultado, o professor pesquisador Luiz Alcântara informou que a variante com maior incidência entre os grupos coletados é a P1, que teve o primeiro caso diagnosticado em Manaus (AM).
Durante a pesquisa, 143 pessoas assintomáticas foram detectadas com o vírus. Elas foram monitoradas e isoladas pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário