A Prefeitura de Feira de Santana iniciou
nesta segunda-feira, 14, a vacinação de pessoas em situação de rua,
maiores de 18 anos, contra a Covid-19. A meta é vacinar 300 pessoas por meio do programa "Consultório na Rua".A meta é vacinar 300 pessoas através do programa Consultório na Rua
Segundo o Plano Nacional de Imunização, esse público foi incluído como prioridade no calendário da vacinação, uma vez que protagonizam maior exposição para serem infectados e por consequência, complicações de saúde que levam a óbitos.
Cleber Barbosa, de 44 anos, foi um dos primeiros vacinados. “É um momento de esperança para todos”, disse. Outras 49 pessoas também foram imunizadas.
A enfermeira do Consultório na Rua, Darlene Santos, afirmou que desde o início da campanha a equipe realiza o mapeamento das pessoas em situação de rua e o monitoramento para garantir a aplicação das duas doses da vacina.
“A vacinação já estava disponível para aquelas pessoas com mais de 60 anos ou que estão cadastradas em Centros de Acolhida (CA)”, disse.A equipe multiprofissional atua em conjunto com o Setor de Imunização da SMS, bem como com os profissionais do Serviço de Abordagem Social e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), ambos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
CONSULTÓRIO NA RUA
O programa Consultório na Rua é um serviço da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vinculado à Atenção Primária à Saúde.
A equipe é composta por médico, enfermeira, técnica de enfermagem, assistente social e psicólogo, que realizam atendimentos a pessoas em situação de rua, realizando a busca ativa e atendimento in loco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário