domingo, 20 de junho de 2021

 Mar Morto na verdade é um lago

         No Vale do Rift, que se estende da Ásia Menoraté  cerca de 6.500  quilômetros pelo interior  da África, está a Terra Santa, e nela, entre Israel e Jordânia, localiza-se uma fenda 790 metros abaixo do  nível do mar. Metade da fenda é  cheia de água, essa parte é denominada Mar Morto. Na realidade é um lago, mas essa estranha massa de água, de valiosas substâncias químicas, que ganhou o pomposo título de Mar, é o ponto mais baixo da superfície do planeta Terra, estando há exatos 400 metros abaixo do nível do mar.  Suas águas contêm 27% de sal, ou seja, mais de cinco vezes  a proporção encontrada nas demais águas salgadas e são tão pesadas que um litro delas pesa 1.170 gramas enquanto um litro de água doce pesa 990 gramas.

Pelé e Maria Ester em Museu

Inaugurado em 1761, em Paris, França, e transferido em 1802 para Londres, Inglaterra, o Museu de Cera, visita obrigatória para quem vai à capital inglesa, apresenta entre figuras históricas, como reis, príncipes, cientistas, atores, escritores e outros famosos dois desportistas brasileiros: Edson Arantes do Nascimento - Pelé, o rei do futebol,  e a tenista Maria Ester Bueno, celebre pelas suas inesquecíveis vitórias nas quadras de Wimbledon.

A luta contra os moinhos de vento

Publicado em 1605, na Espanha “Dom Quixote de La Mancha” é um dos romances mais lidos do planeta e até hoje assim permanece. O autor, Miguel de Cervantes Saavedra, nascido em 1547, na cidade de Alcalá, teve uma vida de extremas dificuldades, foi pajem de estudantes ricos, passou fome, foi preso duas vezes, uma delas só sendo liberado após o pagamento de resgate, foi soldado lutando  pela Espanha, autor de peças teatrais, cobrador de impostos, empregado no fornecimento à Grande Armada do Rei Felipe, mas nada deu certo. Aos 58 anos lançou o livro que se tornaria um sucesso mundial, mesmo assim não ganhou dinheiro. Mas nunca deixou de ser um homem honrado, educado e de bom coração. Dom Quixote, personagem do livro e seu fiel amigo e empregado Sancho Pança,  na luta contra os “moinhos de vento”, são figuras inesquecíveis para quem conhece essa obra literária. O inigualável Cervantes faleceu em 22 de abril de 1616 aos 69 anos de idade.

De Nova York a Paris de avião

Em 1927, o jovem piloto norte-americano Charles Augustus Lindbergh, de 25 anos, a bordo do avião Spiritof St. Louis realizou a primeira viagem aérea transoceânica entre Nova York (Estados Unidos) e Paris (França). O “aviador maluco” como foi chamado, pilotou sozinho o avião, construído em apenas dois meses, através de 5.760 quilômetros de terra e oceano realizando uma façanha que já havia sido tentada por pilotos mais experientes sem sucesso. O avião foi construído na fábrica Ryan Airlines, em San Diego, custando cerca de 10 mil dólares. O feito de Lindbergh faz parte da história da aviação. Ele pilotou durante 63 horas de forma ininterrupta, sem dormir, e ao pousar no aeroporto de Le Bourget foi alvo de grande e emocionante recepção dos franceses. Lindbergh tinha vários apelidos “Slim” (magrelo), “Charles”, “General”, “Feliz Lindy” e “Águia Solitária”.

 

No Japão a mulher tem tokonoma

         As flores têm muita importância no Japão, onde são tratadas com absoluto respeito. As salas nesse país oriental são sempre dotadas de um tokonoma, ou ”lugar de honra” onde fica uma prateleira larga, com um pergaminho e um jarro. Todas as manhas a dona da casa se ajoelha respeitosamente diante da prateleira e arruma as flores da melhor maneira possível. Olhando o tokonoma o marido fica sabendo o estado de espírito da mulher. As flores e a sua arrumação podem dizer se ela está alegre, triste, desanimada, pensativa, carinhosa. É só o marido olhar o tokonoma para saber como está sua mulher. Desse modo ele nem precisa falar!

A industrialização mudou tudo

O êxodo rural começou no século XVIII com a revolução industrial. A oferta de novos empregos e de melhores condições de vida atraiu para as cidades grande parte da população rural. Exatamente por isso os países mais urbanizados do planeta são aqueles  mais desenvolvidos e que estão localizados  na Europa Central, América Anglo-Saxónica e Japão. Alguns ultrapassam 90% de urbanização como a Bélgica que já atinge 97% de urbanização e Mônaco com 100%. Já os países subdesenvolvidos industrializados, também denominados de emergentes ainda vivem esse processo de elevação. Dentre eles estão: Cingapura, Argentina, Brasil, Coreia do Sul e México.

 

 

Nenhum comentário: