Com mais de seis mil casos ativos de Covid-19, Feira de Santana passa por mais um momento crítico da pandemia, com hospitais lotados e aumento do número de casos e mortes. Só neste mês, 29 pessoas já morreram em decorrência de complicações da doença na cidade - o recorde, desde o início da pandemia, foi em maio deste ano, com 100 mortes, segundo a prefeitura. Além disso, o número de internações com pessoas abaixo de 59 anos aumentou.
Foi ampliada a testagem da população e, a partir do dia 16, a vacinação será apenas por idade para que a imunização da população avance mais.
Em entrevista coletiva realizada na manhã de hoje (9), o prefeito Colbert Martins informou que vai se reunir hoje e amanhã (10) com sua equipe para definir restrições de combate ao avanço do vírus, que poderão ser adotadas já no próximo final de semana, quando é comemorado o Dia dos Namorados. A data gera movimentação em bares e restaurantes e os estabelecimentos precisam seguir as normas estabelecidas nos decretos.
Conforme determina o decreto municipal Nº 12.172, de 07 de junho de 2021, Os bares, restaurantes e similares devem:
1 – manter o distanciamento entre as mesas, respeitando o limite de, no mínimo, 02(dois) metros;
2 – utilizar a capacidade máxima de 50% (cinquenta por cento) da área do estabelecimento;
3 - garantir a disponibilidade de álcool a 70% nos estabelecimentos para os clientes, bem como sabão e papel toalha para lavagem das mãos dos clientes e funcionários;
4 – garantir higienização efetiva dos ambientes com o uso de produtos sanitizantes autorizados pela Anvisa, especialmente mesas, cadeiras e utensílios, a cada fluxo de entrada e saída de clientes;
5 - garantir que todos os trabalhadores, incluindo fornecedores e prestadores de serviços, estejam em uso de máscara facial;
6 – monitorar os trabalhadores quanto a presença de sinais e sintomas gripais e encaminhá-los para o serviço de saúde para realizar a testagem laboratorial. Em situações de confirmação para Covid-19, afastar o trabalhador das suas atividades laborais e orientá-lo a cumprir com o período de isolamento social;
7 – proibir mais de 04(quatro) pessoas em uma única mesa;
8 – não permitir aglomerações localizadas, caracterizadas pela presença de mais de uma pessoa por 2m².
- Fica permitida a apresentação de voz e violão, limitada a uma pessoa.
“Espero que os verdadeiros namorados não pensem que podem fazer uma
reunião de um casal e botar um vírus no meio. Aí vai juntar o que é
pior: Imagine estar com alguém que você gosta e a alguém com quem você
detesta. Estaremos reunidos hoje e amanhã para definirmos as ações que
deveremos tomar tanto neste final de semana quanto no início da semana
que vem também”, disse o prefeito.
A infectologista e coordenadora do Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus, Melissa Falcão, fez um apelo para que as pessoas e estabelecimentos cumpram as determinações.
“Medidas mais restritivas serão tomadas. Não vamos fugir disso. Está sendo reforçada a fiscalização, mas principalmente em datas comemorativas. O funcionamento dos estabelecimentos vai ter que ser rigorosamente seguido. Então pedimos aos restaurantes e aos bares que estiverem funcionando com programação para o Dia dos Namorados, que sigam corretamente as medidas recomendadas e o horário de funcionamento para que não venham a sofrer nenhuma punição relacionada a isso. Caso a situação continue como estar, mesmo com as novas medidas tomadas, vai ter que ser pensando no fechamento total, uma coisa que a gente não quer, e que vai ser evitado a todo custo, mas sempre a nossa prioridade são as vidas e vamos fazer tudo o que for necessário para que essas vidas sejam preservadas”, declarou.
Vale ressaltar que mesmo com a vacinação, a população deve manter os cuidados como usar máscara, higienizar as mãos e evitar aglomerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário