domingo, 27 de junho de 2021

 Aglomerações urbanas e denominações

Conurbação, metrópole, região metropolitana e megalópole são expressões a cada dia mais usadas, mas há diferenças que precisam ser definidas. Conurbação – isso significa o encontro de duas ou mais cidades, por conta do crescimento. O ABC paulista, Juazeiro-Petrolina (Bahia/Pernambuco), são exemplos. Metrópole – e uma “cidade mãe” aquela que reúne maiores condições em determinado local. Região Metropolitana – é um conjunto de cidades agregadas a uma maior (Feira de Santana). Megalópole - é o encontro ou conurbação de várias metrópoles ou regiões metropolitanas. A maior megalópole Boswashestá nos Estados Unidos e vai desde Boston até Washington, por isso Bos/Wash.

 Brasil - país de pequena altitude

O Brasil é um país de altitude mediana, por isso mais de 99% do relevo brasileiro possuem altitude inferior a 1.200 metros. O ponto mais alto do território nacional é o Pico da Neblina com 3.014 metros de altura ou altitude. Fica no estado do Amazonas, próximo da fronteira com a Venezuela. Mais o relevo é rico em formas (morfologia) como: serras, planaltos, chapadas, depressões, planícies e outras.

Desmetropolização

Na década de 90 o Brasil sofreu o chamado processo de Desmetropolização provocado pelas más condições de vida, desemprego e transferência de pessoas e de indústrias para cidades médias. Com isso sugiram novos polos de desenvolvimento agroindustrial em cidades em várias regiões como: Resende (Rio de Janeiro), São José dos Pinhais (Paraná) São Carlos (São Paulo), Palmas (Tocantins), Macapá (Amapá) e outras. Em termos populacionais o maior crescimento verificou-se no estado do Tocantins que entre 1980 e 1991 teve um aumento populacional de quase 20%.

Um invento insubstituível

Em 1891, de tanto ouvir queixas de amigos, cansados de lutar com os cordões dos coletes de suas mulheres, o inventor norte-americano Whitcomb Judson resolveu por fim  a essa trabalheira, criando o fecho éclair. Todavia só em 1905 Judson e seus colaboradores conseguiram aperfeiçoar o equipamento dando-lhe a forma atual. O maior problema, no entanto, foi produzir uma máquina para fabricar o fecho éclair, o que foi resolvido pelo engenheiro sueco Gideon Sundback. Em 1917 o invento começou a dar resultado. Em 1921 o éclair passou a ser usado no fardamento da Marinha dos E. Unidos e em 1929 a consagração definitiva, quando um fabricante de vestidos passou a colocar o equipamento nos trajes femininos. Desse modo idealizado em 1891 por Whitcomb Judson, o fecho éclair só resultaria financeiramente 38 anos depois, mas até hoje é insubstituível.

Primeiro avião a jato para passageiros

O Cometa De Havilland foi o primeiro avião a jato para passageiros. Projetado pelo inglês Sir Geoffrey Havilland o aparelho foi pilotado inicialmente  por  John Cunningham “olho de gato” sobre Paris em 1951, ainda em fase experimental, entrando oficialmente no transporte aéreo de passageiros dois anos depois.  A velocidade média do Cometa era de 720 quilômetros/hora. John Cunningham o ”olho de gato”, tornou-se famoso porque na segunda Guerra Mundial, apesar de muito jovem, derrubou 20 aparelhos nazistas em incursões noturnas.

O determinado joe frazier

Com 93 quilos e apenas 1.81m de altura, considerado baixo para a categoria, Joe Frazier, não levou em conta os conselhos do experiente sparing Yancey  Durham, que  não via o menor futuro na sua carreira, orientando-o a mudar de profissão, e chegou ao titulo de campeão mundial  de box, categoria peso pesado,  derrubando Cassius Clay (Mohammad Ali) no dia 8 de março de 1981. Frazier nasceu em Beaufort, Carolina do Sul, filho do casal de agricultores Joe  e Rubin, que criou 13 filhos, sendo o boxer o penúltimo deles. Religioso e cordial, Joe Frazier começou a trabalhar aos 12 anos, ajudando ao pai que havia perdido o braço esquerdo.

Nenhum comentário: