segunda-feira, 14 de junho de 2021

CRAS Itinerante leva Prefeitura para mais perto da comunidade

 A partir desta quarta-feira, 16, a Prefeitura de Feira coloca em funcionamento o Centro de Referência da Assistência Social Itinerante, o CRAS Itinerante, descentralizando ainda mais as ações de política e proteção de assistência social à população feirense.

O objetivo do programa é levar pra mais perto das pessoas serviços de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), contemplando áreas de vulnerabilidade e risco social do município, como bairros, sub-bairros, distritos e povoados. 
No cronograma elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso), um micro-ônibus e um ônibus, totalmente adaptados, com acesso à internet, assistentes sociais e psicólogos, estarão disponíveis nos residenciais Asa Branca I, II, III, IV, V e VI, das 7h às 13h. 
 
O veículo ficará posicionado ao lado do Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro. Segundo o secretário da pasta, Antônio Carlos Borges Júnior, o objetivo é atender pessoas, grupos e famílias que precisam de atenção social do poder público em locais distantes. 
 
“Vamos atuar com as políticas socioassistenciais estruturando-se na transversalidade, integrando secretarias, como Educação e Saúde”, afirma. 
 
Como funciona 
 
As equipes profissionais do CRAS Itinerante procuram compreender a situação de cada família e identificar as necessidades, indicando como a Assistência Social poderá contribuir para melhorar suas condições de vida e relações familiares e comunitárias. 
 
Entre as principais demandas, estão o acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência, encaminhamentos para a rede de proteção social, orientação e apoio na garantia de direitos de cidadania (benefícios sociais) e de convivência familiar e comunitária.
 
O próximo local a receber os serviços gratuitos será o bairro São João do Cazumbá. O cronograma ainda será divulgado.

Nenhum comentário: