segunda-feira, 21 de junho de 2021

Crônica de Segunda

Os Normais

                Há quem diga que psiquiatras, de tanto lidar com loucos, acabam loucos também. Já há quem defenda que loucos são os “normais”, pois a loucura nada mais é que o exercício sincero e manifesto da Inteligência. Eu mesmo, vejo uma linha muito tênue entre a genialidade e a loucura. Diia Napoleão, do alto da sua “loucura”, que um homem de verdade precisaria de apenas quatro horas de sono por dia. Um ser humano normal, segundo ele, precisaria de seis. Um débil mental, de oito.

         Conheço um psiquiatra, autor de vários livros, o qual dizem que já enlouqueceu de tanto lidar com loucos. Eu o vejo apenas como alguém que manifesta seus pontos de vista sem se importar com o que vão pensar ou dizer dele. Numa reunião de acadêmicos, eu o vi defender com veemência a ideia de que a Igreja Católica teria “roubado” as lendas britânicas sobre as fogueiras de Beltane, a lenda das fogueiras de São João. Duvidar, quem há de?

         Um amigo íntimo seu, disse-me que um certo dia, ao lhe fazer uma visita encontrou o filho deste, recém-nascido, aos berros no berço, sob o qual havia duas possantes caixas de som, a todo volume, executando sinfonia de Beethoven. Questionado, o ilustre médico argumentou que o guri deveria aprender desde cedo a gostar de música clássica.

Este mesmo amigo, encontrando-se de carona dentro do seu caro, trafegando numa das principais avenidas da cidade, seguia num animado papo. Num movimentado cruzamento, o semáforo ficou vermelho. Ele parou o caro, desligou o motor e virou-se para o lado do carona para continuar a conversa. O sinal abriu e ele lá, paradão, batendo papo. Quando os motoristas começaram a buzinar, ele só olhava pra trás, tranquilo e dizia: “Esse povo é todo neurótico”.

         Dr. Outran Borges, seu colega e amigo, contou-me que o convidou para um jogo de futebol entre médicos. No dia do amistoso, o ilustre psiquiatra foi escalado no seu time. Bola vai bola vem, o doutor lá, no meio do campo, paradão, seguindo a bola só com os olhos. Não suportando mais, Outran cobrou: Pô, cara! Você não vai jogar não?” Surpreso e boquiaberto, ouviu a resposta: “Não notou? Estou jogando com o poder da mente”.

         Mas a melhor estória que ouvi sobre ele, até porque identifiquei com algumas atitudes que tomo, foi sobre o meio que escolheu para espantar importunos vizinhos. Dizem que ele comprou uma poltrona, mas não podia usar. Todos os dias, ao chegar em casa à noite, a sala estava cheia de vizinhos a ver televisão, ocupando inclusive a sua poltrona. Ele chamava a mulher de lado e reclamava, mas ela argumentava que não poderia simplesmente mandar os vizinhos embora.

Irritado com aquela situação, resolveu a coisa a seu modo. Certo dia, ao chegar em casa, deu com a sala como sempre lotada de vizinhos. Deu boa noite a todos e foi para o seu quarto, e retornou em seguida, totalmente nu. Pediu licença ao televizinho que ocupava sua poltrona, sentou-se calmamente em frente à TV, mudou o canal e, cruzando as pernas, começou a pitar seu cachimbo enquanto assistia ao telejornal.

Em poucos minutos a sala estava vazia.

NE: Publicada no livro Sempre Livre -  2010

Nenhum comentário: