sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Alex Ferraz

VIOLÊNCIA
Mais uma chacina em Salvador. Nos cemitérios mais simples, todo dia cenas de profundo desespero. São jovens e crianças enterrados, vítimas de chacinas e outros crimes. Uma realidade assustadora.
Frase: “Mais de mil médicos de Cuba, tidos e havidos como do ‘primeiro time’, estão na Venezuela. Por que não operar lá?” (Hélio Fernandes, jornalista)

Os muitos mistérios de Chávez
Em seu excelente blog Trbuna da Internet, e do alto dos seus 95 anos, o jornalista Hélio Fernandes é didático ao enumerar os “mistérios” da ida de Chávez para se operar em Cuba.
Vejamos a introdução: “...Já que usei a palavra incompreensível, continuemos com ela. Desde a primeira cirurgia de Chávez, escrevi: ‘Não consigo entender a razão do presidente da Venezuela ir se operar em Cuba, totalmente despreparada para o fato’. E dei as razões, inclusive esclarecendo que não precisava gostar ou desgostar de Chávez, para lamentar a decisão de ir para Cuba, em vez de se operar na própria Venezuela ou no Brasil.
“Motivos irrefutáveis, informações e não informes:
1 – Cuba, hoje, não tem um só hospital decente, em condições de operar um presidente da República, principalmente de um país dividido, enclausurado no silêncio, praticamente ditatorial.
2 – Mais de mil médicos de Cuba, tidos e havidos como do “primeiro time”, estão na Venezuela. Por que não operar lá?
3 – Os que ficaram, não saíram porque não havia mercado, alguém precisava cuidar do povo cubano.
4 – Os que foram para a Venezuela vivem (?) revoltados, recebem miseravelmente, moram em barracos, uns por cima dos outros. Na certa, Chávez não teve confiança de se entregar a eles.”

Ainda sobre
Chávez (I)

Prossegue Hélio Fernandes:
“5 – Por que isso acontece? Muito simples. Chávez não paga aos médicos, pessoalmente, com salários.
6 – É a Venezuela que paga a Cuba, uma parte importante em petróleo, uma das maiores necessidades dos irmãos Castro.
7 – Na primeira cirurgia, Chávez teve um rasgo de compreensão, telefonou para Lula, confessou: “Preciso fazer uma cirurgia contra o câncer no rim, quero me internar naquele hospital onde você se operou, não lembro o nome”. Lula, rápido: “Sírio Libanês, vou tratar de tudo, logo telefono para você”.

Ainda sobre
Chávez (II)

E conclui:
“8 – Lula cuidou de tudo, no dia seguinte falou com Chávez, este já havia mudado totalmente de posição e de intenção. Textual para um Lula perplexo: “Meus conselheiros e assessores querem impedir que eu me opere no Brasil, dizem que aí eu só conheço você e mais ninguém”.
9 – Lula insistiu muito, então Chávez colocou suas exigências: “Preciso de um andar inteiro, locais para meus seguranças (deu a entender que seria quase um exército), refeições feitas pela minha equipe”, e foi em frente.
10 – Lula estava tão preocupado com a operação, respondeu que falaria com a direção do Sírio Libanês, “mas eles não vão concordar”, que foi o que aconteceu.”

E o povo que
se ferry!

Passou o fim de ano e a crise voltou: apenas dois ferries na travessia. No entanto, como ainda é Verão (e bota Verão nisso!) e férias, muita gente continua fazendo a travessia. E enfrentando horas de espera. Haja saco!

Absurdo, coisa
nenhuma!

O presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia, aquele mesmo que disse que não cumpriria a decisão do STF de cassar os condenados no mensalão, afirmou agora que acha “um absurdo” o Ministério Público apurar se houve envolvimento de Lula na roubalheira.
Ora, absurdo por que, senhor? Vivemos numa democracia, quero crer, e mesmo que Lula ainda fosse presidente, denúncias deveriam ser apuradas, sim.
Nunca é demais lembrar as quedas de Nixon e de Collor, respeitando-se as proporções.

Desdém com
o consumidor

Loja Insinuante do Shopping Piedade, quarta-feira, dia 9 último, 16h. O cidadão faz uma compra e é mandado para pagar no caixa, no andar superior. Lá, dos cinco guichês existentes, apenas um funciona. E a fila é enorme, além do calor. Mais de meia hora de espera. Bolas, até parece que estamos pedindo favor.
MESTRADO - O colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) inicia na próxima terça-feira, dia 15, um Mestrado em Educação, viabilizado em convênio com a Universidad de Santiago do Chile, destinado para seus professores e até colegas de outras unidades da Rede Salesiana de Escolas (RSE).
GUIA - Depois do Especial Réveillon, a ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia) lança o guia online Especial Carnaval 2013, com opções de hospedagem em quase 40 hotéis e pousadas associados, a maioria deles em Salvador. Disponível no portal da ABIH-BA: www.abihbahia.org.br.


Nenhum comentário: