sábado, 19 de janeiro de 2013

Alex Ferraz

ESCULHAMBAÇÃO
Inconformado com a virtual retomada da presidência do senado por Renan Calheiros, o senador Jarbas Vasconcelos, dissidente do PMDB, diz: “O Senado é igual à mais esculhambada das câmaras municipais do País.” Jarbas disse ao blog que a volta de Renan mergulhará o Senado no “imponderável”. E afirma: “É preciso dizer, sem rodeios, que a presidente da República é conivente com tudo isso”.

FRASE: "O pior crime para com os nossos semelhantes não é odiá-los, mas demonstrar-lhes indiferença: é a essência da desumanidade." (Bernard Shaw)

Os assassinos ao volante
O caso do motorista do ônibus da empresa Via Norte que tentou matar toda uma família, na Estrada do Coco, lançando o pesado veículo contra marido e mulher grávida, espremendo-os contra o carro pequeno no qual o motorista assassino acabara de colidir, é emblemático.
Gente desse tipo dirigindo ônibus e caminhões está espalhada por toda a cidade e pelas rodovias. Não se enganem, leitores, pois esse caso nem de longe é uma exceção. Eu mesmo tenho sido vítima de atitudes terroristas de motoristas deste tipo, inclusive, não fosse pela habilidade quer tive no momento, por pouco não fui esmagado, propositadamente, por um desse trogloditas, na Barra, recentemente.
E o que fazer? Bem, exigir civilidade e educação de boa parte da população brasileira, hoje, é inútil. Vivemos numa sociedade cada vez mais selvagem e ponto final. E quando a situação chega a este ponto, só mesmo duras penas pecuniárias e prisionais resolvem. É preciso multar, exigir indenizações milionárias, enfim, de empresas que empregam psicóticos e os põem ao volante de veículos.
Que a família da vítima - ora se recuperando numa UTI - aja de forma exemplar, exigindo tudo o que for possível legalmente. Será este, então, um episódio que marcará, talvez, o cruzamento da fronteira entre a irresponsabilidade impune e a força da lei para que se tenha um mínimo de respeito pela vida humana.

Privilégios
incríveis (I)

Vejam este comentário, do jornalista Carlos Newton, publicado no blog Tribuna da Imprensa: "É inacreditável. O Estado brasileiro é laico, mas o governo, não. Para garantir votos do povão e se perpetuar no poder, o governo Lula Rousseff está distribuindo canais de televisão por todo o país, garantindo espaço permanente na TV para os chamados 'pastores midiáticos', que conquistam adeptos exibindo 'milagres' pela televisão, alardeando cura de leprosos e coisas que tais.
Como os aparelhos de televisão agora têm capacidade de captar mais de cem estações, e o governo está aproveitando esse avanço tecnológico para conceder concessões de emissoras em sistema U.H.F. para os principais pastores evangélicos do país, em troca de seu apoio político de forma permanente, é claro."

Privilégios
incríveis (II)

Prossegue Carlos Newton: "Os principais agraciados são o 'bispo' Romildo Ribeiro Soares (o R.R. Soares da Igreja Internacional da Graça de Deus) e o 'apóstolo' Valdemiro Santiago de Oliveira (líder da Igreja Mundial do Poder de Deus). Eles estão formando grandes redes nacionais de televisão, em que aparecem o tempo inteiro, prometendo milagres e pedindo dízimos aos fiéis, em cenas chocantes e constrangedoras. A justificativa do governo Lula Rousseff é de que a Igreja Católica tem a TV Canção Nova e a Rede Viva, embora esta nem pertença à Igreja, pois tem dono pessoa física (João Monteiro de Barros Filho) que a usa do jeito que bem entende."

China cresce
pouco

No blog osinimigosdorei3.blogspot.com.br, o jornalista Tony Pacheco comenta: "Para quem cresceu 9,3% em 2011 e incríveis 10,4% em 2010, a China mostrou que está aprendendo com os EUA a despencar. O Escritório Nacional de Estatísticas do dragão disse que em 2012 a economia chinesa cresceu apenas 7,8%. É muito mais que o 1% brasileiro, mas é extremamente preocupante, porque a China é o maior comprador de nossas mercadorias primárias e isso significa que teremos menos dinheiro disponível no Brasil para brincar de economia desenvolvida e num cenário de gastança oficial como o atual (2013, Copa das Confederações; 2014, Copa do Mundo; 2016, Olimpíadas), podemos estar vivendo os dias anteriores à nossa transformação numa Gigantesca Grécia."

Não são
treinados?

Um cidadão chega ao bar/restaurante e é atendido por uma mocinha. Pede um gim. E ela: "Moço, o que é gim?" Corta para um posto de combustível Petrobras. O motorista solicita ao frentista fluido para a direção hidráulica. O rapaz faz cara de mistério, titubeia e confessa que não sabe o que é. Pede socorro a um colega, que vai à vitrine e pega o produto. Na hora de colocar, o destreinado frentista sequer sabia que havia um lacre e só depois de tentar por sem que o fluido saísse, notou que estava lacrado. Depois, não sabia fechar o recipiente anexo ao motor do veículo. Ufa! Quanta improvisação, nesta terra!

Multa pesada
neles, Aleluia!

Ontem pela manhã, trafegando pela Abvenida Joana Angélica, vi: na sinaleira em frente à Academia de Letras da Bahia, um táxi e dois ônibus, em ambos os sentidos, invadiram o sinal vermelho na maior tranquilidade. Eram sete horas e havia muitos pedestres. Mais adiante, na confluência da Mouraria com a mesma avenida, em frente ao Central, nova invasão, por um motorista de ônibus. De novo, desta vez em frente ao prédio da SSP, na Piedade, outro motorista ignora o sinal vermelho. Só multa pesada para resolver isso. Esperar educação? Jamais!
MATRÍCULA - A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está convocando os candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), para matrícula.
CURSOS - Seguem abertas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia as inscrições para os cursos técnicos de nível médio de Educação Profissional na rede pública estadual em 2013. Serão oferecidas 11.040 vagas para os 61 centros territoriais e estaduais de Educação Profissional na capital e interior, o que representa um aumento de 48,7% no número de vagas em relação à última oferta de 2012.
LÍNGUAS - A Associação dos Ex-Alunos (Unex) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está com inscrições abertas para novas turmas dos cursos de inglês e espanhol e para o Pré-Vestibular Social Zeferina. As inscrições para os cursos de idioma devem ser feitas até o dia 31 deste mês, na sede da associação, que fica no Campus I da universidade, em Salvador.

Nenhum comentário: