terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Cubos de gelo avisam quando você exagera na bebida


Dhairya Dand apagou durante uma festa do Instituto de Pesquisa de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, no fim do ano passado. Ele havia bebido três doses de alguma bebida alcoólica – suficientes para derrubá-lo ainda no começo da festa. Só acordou às seis da manhã, num hospital. E sem fazer a menor ideia do que havia acontecido nas últimas sete horas.

Ao invés de lamentar a ressaca moral e jurar não beber mais, Dhairya se trancou no laboratório do MIT. Em três semanas inventou um cubo de gelo que muda de cor quando você começa a se embriagar. É como se fosse um semáforo. Primeiro drink, o cubo fica verde – liberado para beber. Começou a passar dos limites, o objeto fica amarelado. Já começou a falar bobeira, meio bêbado? Cubo vermelho. Sem mais cerveja pra você.

O funcionamento não parece assim tão complicado. O cientista colocou um acelerômetro no cubo, capaz de medir quantas vezes o copo é virado, e um cronômetro, para saber a velocidade com que você está bebendo. Com as duas informações, o cubo calcula o nível de embriaguez. E a luz de LED instalada lá dentro muda de cor de acordo com a sua situação alcoólica. Bebeu três drinks em meia hora? Luz vermelha! Tudo isso embrulhado num molde de geleia comestível, no formato de cubos de gelo.

Mas talvez você ignore o recado e continue bebendo. Tsc tsc tsc. Bem, aí o sistema envia uma mensagem de celular para seus amigos mais próximos. “Os cubos se comunicam com o telefone via IR (infravermelho). Basta conectar um receptor móvel e personalizado de IR, na saída de áudio do smartphone, para receber o sinal”, explica Dand.

Legal, né? O único problema é que, aparentemente, o cubo não distingue cerveja de vodka. Ou seja, talvez te dê sinal vermelho quando você ainda está sóbrio de tudo.

Super Interessante
Crédito da foto: Dhairya Dand/Vimeo

Nenhum comentário: