Uma análise em uma das obras mais famosas de Leonardo da Vinci revelou detalhes de uma composição escondida sob a pintura.
Especialistas encontraram projetos iniciais para o anjo e o menino Jesus sob a superfície da pintura Virgem das Rochas.
Os desenhos são significativamente diferentes da pintura final, que fica na National Gallery, em Londres.
Os traços ocultos foram revelados usando um sistema de raio-X e imagens infravermelhas e hiper
Uma descoberta anterior, de 2005, revelou que a
postura da Virgem havia sido alterada, mas havia apenas indícios das
outras figuras.
De
acordo com o chefe de conservação da National Gallery, Larry Keith, as
descobertas "dão uma nova visão de como Da Vinci estava pensando".

Não se sabe por que Leonardo abandonou sua composição original.
Keith disse à BBC que a descoberta se
encaixa "em uma narrativa mais ampla sobre ele como um artista que
estava sempre mudando, ajustando e revisando suas pinturas".
Marika
Spring, chefe de ciência da National Gallery, disse: "Em 2005, a figura
da Virgem ficou muito clara. Desta vez pudemos ver um anjo e um menino
Jesus que não foi possível ver antes. Podíamos ver algumas linhas, mas
não conseguíamos ver o que era".
"Nós conseguimos ver parte da composição e agora temos muito mais compreensão de todo o arranjo do grupo", disse Keith.
Leonardo da Vinci foi contratado para pintar a Virgem das Rochas para decorar um retábulo de capela em Milão em 1483.
Seu título completo é "A Virgem com o Menino São João Batista, adorando o Menino Jesus, acompanhados por um Anjo".
Uma versão diferente da pintura está no museu Louvre, em Paris. As duas versões foram reunidas para uma exposição em 2011.
A
Virgem das Rochas será o foco de uma exposição "imersiva" ainda este
ano, que investigará a pintura "e a mente inventiva que a criou".
A exposição vai de 9 de novembro a 12 de janeiro, na National Gallery, no centro de Londres.
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