sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Criadora de sistema de filtragem sustentável em cisternas fará palestra no Parque do Saber, nesta 2ª

A biotecnóloga Anna Luísa Beserra, criadora do “Aqualuz”, sistema de filtragem sustentável em cisternas através da radiação solar, será a atração da 8ª Palestra com Pesquisadores, que acontece na próxima segunda-feira, 19, no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, a partir das 19h. 
A palestra terá como tema “Inovação Social na Prática”. Na oportunidade, Anna Luísa abordará o projeto Aqualuz, um sistema de filtragem baseado em luz solar, com propósito de ajudar a resolver um dos maiores problemas de acesso à água potável, que afeta a região do Semiárido brasileiro.

O sistema foi pensado para tratar a água de cisternas de famílias que residem, sobretudo, em áreas distantes do abastecimento do sistema hídrico. 
Com apenas 21 anos, Anna ganhou o segundo lugar na competição HackBrazil - evento brasileiro de tecnologia em Boston (EUA), que premia iniciativas empreendedoras.  
Atualmente, 35 unidades do "Aqualuz" já foram implantadas em cidades de quatro estados no Nordeste: Bahia, Pernambuco, Ceará e Alagoas.
A proposta da palestra é apresentar para os espectadores o impacto social de projetos como este para a sociedade, e  estreitar a relação de estudantes com o universo da pesquisa. A palestra é gratuita e será aberta para esclarecimentos de dúvidas.

Nenhum comentário: