quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

CES 2020: as sensações da feira de tecnologia mais importante do mundo

Começou nesta terça-feira (7), em Las Vegas, uma nova edição do Consumer Electronics Show, a CES, maior feira de tecnologia do mundo. Todos os anos milhares de inovações tecnológicas são apresentadas ao mundo com o mesmo objetivo: revolucionar os mercados e, talvez, nossas vidas.
As inovações deste ano giram em torno da inteligência artifical, da velocidade dos celulares 5G, de aparelhos dobráveis, da tecnologia de vigilância, dos audiovisuais em resolução 8K e da robótica.

A BBC resume as novidades que mais deram o que falar.

Casas inteligentes

O sucesso dos alto-falantes inteligentes da Apple e do Google fez que muitas outras empresas se concentrassem no desenvolvimento desse tipo de tecnologia.
A empresa especialista em banheiros Kohler está atraindo a atenção pelo Moxie, um chuveiro com alto-falante e microfone que pode ouvir e seguir suas instruções enquanto você toma banho. Pode, por exemplo, tocar a música ou a estação de rádio que você pedir.
Mas há mais. A empresa Smartypans tem uma panela que mede o peso e a temperatura dos ingredientes para, por meio de um aplicativo, guiar o usuário nas receitas.
A Inirv quer que você troque os botões reguladores do fogão pelos que permitem aumentar a temperatura por meio de comando de voz e apagam as chamas automaticamente em caso de esquecimento.
E PantryOn propõe automatizar a lista de compras por meio de estantes inteligentes que monitoram o armazenamento dos alimentos favoritos de uma família.
Várias empresas apresentaram produtos inspirados em cápsulas de café de Nespresso, mas com outra finalidade.
É o caso de Tigout e AI-Plus Plantbox, que a partir de cápsulas criam, respectivamente, bolos e verduras.

TVs

As TVs estiverem no coração da CES desde o começo.
Parece que as grandes novidades relacionadas a esses aparelhos, desta vez, estarão nas telas: a da Samsung, que é quase totalmente tela (ou seja, parece uma tela flutuante), e um modelo OLED flexível da LG que desliza a partir do teto.

Também é provável que a tecnologia 8K, que permite quatro vezes mais pixels que a 4K, gere interesse.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio vão ser filmados nesta "qualidade superalta".
E como se as diferenças entre LED, OLED, QLED e microLED não fossem suficientemente nebulosas, haverá uma nova tecnologia: Mini-LED, que promete mais precisão, contraste e eficiência energética.

Robôs

Há muitas novidades sobre robôs e inteligência artificial.
A empresa Picnic mostra uma máquina para restaurantes que pode preparar até 300 pizzas por hora, cada uma com um conjuntos personalizado de ingredientes controlados por um aplicativo. A ideia é estender isso para sanduíches e saladas.
Outros robôs estarão focados em nos manter mais entretidos.
A empresa chinesa Elephant Robotics fará uma demonstração do MarsCat, um gato robótico que pode fazer brincadeiras, reconhecer a voz de seu dono e inclusive interagir com indivíduos de sua espécie, mas reais.
Os robôs Bocco, "gatinhos" da empresa Yukai, são anunciados como uma opção para que as crianças enviem e recebam mensagens de voz a seus pais. E podem revelar quando um membro da família chegou em casa, as condições climáticas e se a porta de entrada foi fechada ou não corretamente.

Além desses produtos, muitos de reconhecimento facial foram exibidos.
Nessa linha, a Cyberlink apresentará o FaceMe, um sistema para determinar a idade, o sexo e o estado emocional dos transeuntes, e assim mostrar-lhes publicidade personalizada.
A empresa, D-ID, por sua vez, busca frustrar os sistemas de reconhecimento facial com um programa que faz pequenas mudanças nas fotos que compartilhamos nas redes sociais e impedem que computadores, mas não os olhos humanos, reconheçam as pessoas. Leia mais no BBCNewsBrasil

Nenhum comentário: