quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Tiquaruçu está sendo preparado para bicentenária Festa de Reis

O distrito de Tiquaruçu já está sendo preparado para o seu bissecular Reisado, uma das mais tradicionais e longevas festas da zona rural de toda a região, que vai acontecer neste sábado e domingo.
Todos os anos, o Reisado de São Vicente, como a festa também é conhecida – até os anos 40 o distrito tinha este nome, atrai milhares de pessoas de toda a região, que lotam suas ruas antigas, com suas casas seculares.

Localizado entre as ruas do Ferreira, Maria Quitéria e praça São Vicente – que é o padroeiro da diocese, o palco, onde várias atrações musicais se apresentarão, já está sendo montado.
Os mais de 35 pontos onde as barracas – que venderão comidas e bebidas – vão ser instalada já estão numerados. A renda é, segundo Zé Pipoca, da comissão organizadora, destinada para a festa.
A festa, prevista no Calendário de Eventos Oficiais do Município, é realizada pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
No sábado, 4, a programação será iniciada às 21h com shows de Sandro de Castro, Usbrukutus, Luanzinho Moraes e Marcio Leite. No domingo, 5, a programação oficial começa as 15h com o desfile do Reisado de São Vicente.
Em seguida serão realizados shows de Asa Filho e Banda Chapéu de Couro; Revolusamba; e Hanna Clara. As atrações e toda a estrutura para a festa são garantidas pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Aos 101 anos, dona Izilda lembra as antigas festas
Aos 101 anos, dona Izilda Pereira de Araújo, que tem a metade da idade do reisado, disse que durante muitos anos participou mais ativamente da Festa de Reis de Tiquaruçu.
Com memória privilegiada, lembra que morava numa fazenda próxima, coisa de 20 minutos de caminhada, e que à noite vinha para a sede do distrito, que à época se chamava São Vicente.
“Mas quando o rio Salgado enchia a gente não atravessava”. Comentou que gostava da festa, mas gostava ainda mais da missa. “Há muitos anos só assisto a missa”. Mora ao lado da igreja.

Nenhum comentário: