Duas
opções gastronômicas para refrescar o calor viraram, em 2020, um único
produto: picolé de cerveja. Curiosa, a criação pernambucana mistura a
textura de um picolé com o aroma e sabor de uma cerveja artesanal. Ela é
uma aposta de duas empresas do estado para o verão e as prévias
carnavalescas.
Desde
a ideia até a criação do primeiro protótipo, as duas companhias levaram
sete dias. Depois de quatro meses e outros dois picolés experimentais, a
versão final passou pelo crivo de um comitê de inovação, formado por
especialistas em sorvete e cerveja, até ser lançada pelas marcas
Frisabor e Ekäut
.
A
escolhida foi uma cerveja American IPA (India Pale Ale), tipo encorpado
da bebida, com sabor frutado e amargor alto. “Durante os testes,
fizemos experiências com várias cervejas de vários tipos até chegarmos
no rótulo atual. Colocamos uma base neutra e deixar o sabor da cerveja
mais forte. Chegamos ao resultado de cerveja no palito”, afirmou o
gerente industrial da Frisabor, Ricardo Bicalho.
Sem
leite ou outro produto de origem animal na composição, o picolé também é
vegano. “Percebemos que a base de leite mascarava um pouco o sabor da
cerveja, então decidimos tirar para preservar o sabor. É uma criação que
tem como alvo o público cervejeiro”, afirmou o diretor executivo da
Ekäut, Diogo Chiaradia.
Com
3,25% de teor alcoólico, o picolé é liberado apenas para maiores de 18
anos. “O nosso foco grande é no verão e no nosso carnaval, mas no
Nordeste, o picolé tem uma sazonalidade muito menor do que no Sudeste,
porque a gente tem verão o ano inteiro, praticamente. Então é um produto
que vai perdurar o ano inteiro”, afirmou Charadia.
Após
a produção do primeiro lote, a expectativa é que o consumidor possa
encontrar o produto em sorveterias e na cervejaria a partir do dia 9 de
janeiro, pelo preço de R$ 7. “Já estamos pensando nos próximos produtos a
partir da parceria”, afirmou o diretor geral da Frisabor, Gustavo
Neves. (Badalo)
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