A partir do dia 3 de fevereiro, todas as
secretarias municipais serão integradas ao Sistema Eletrônico de
Informações, ferramenta que possibilitará a tramitação célere de toda a
documentação oficial na Administração Pública, tendo entre os principais
trunfos a eliminação quase que por completo da circulação de papel.
O Sistema é disponibilizado
gratuitamente pelo IV Tribunal Regional Federal da Justiça, e Feira de
Santana será a primeira cidade baiana a se adequar a esta nova cultura,
já em funcionamento na Prefeitura de São Paulo, na UEFS, nalguns órgãos
federais, e testado com sucesso pela Fundação Cultural Egberto Costa.
Com isso, a transmissão eletrônica de
documentos poderá ser acompanhado em tempo real da sua movimentação,
possibilitando a consulta externa dos interessados, conforme prevê o
artigo terceiro da Lei de Acesso à Informação. Além da eficiência, este
modelo fomenta o desenvolvimento da cultura de transparência e do
controle social da administração pública.
O mecanismo está sob a coordenação da
Secretaria de Administração, responsável pela capacitação dos
funcionários indicados por cada secretaria, que por sua vez se
incumbirão de multiplicar os conhecimentos adquiridos com os demais
servidores envolvidos neste processo. Ressalte-se que, a cada R$ 1
investido em tecnologia, a gestão pública economiza, em média, R$ 9,79.
O projeto foi apresentado pelo
secretário Sebastião Cunha, (Administração) aos demais colegas, durante
reunião presidida pelo prefeito Colbert Martins da Silva Filho, na tarde
desta segunda-feira,20, na Sala de Reunião do Paço Maria Quitéria.
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