sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

“Oia nóis aqui travez!”


            Após um bom tempo desativada, a coluna Sempre Livre está voltando, atendendo a pedidos de leitores e amigos, que veem insistindo para seu retorno. Creio que todos os amigos sabem da minha deficiência visual, que me levou a uma aposentadoria precoce e consequentemente meu afastamento da escrita e leitura. Porém, com a ajuda da minha companheira Maura Sérgia, que vem mantendo esse blog ativo, vamos tentar mantê-la uma vez por semana. Afinal, perdi as vistas, mas, não a visão!


Astrologia
            O Jornal da Manhã, edição local, da rádio Jovem Pan, apresentou uma entrevista com uma astróloga. De cara, ela foi declarando que “desde o período neolítico já se observavam os Astros”, e colocou Ptolomeu como o criador da Astrologia. O Período Neolítico, é o segundo período da Idade da Pedra, que vai de 8.000 a 5.000 anos A/C. Fica difícil imaginarmos homens recém-saídos das cavernas olhando para o céu com outro propósito que não seja de meramente admirar os corpos celestes.  Quanto a Ptolomeu, viveu nos anos 70 A/C, era astrônomo, e como tal, estudava os corpos celestes, investigando, também, se eles tinham influência na natureza e comportamento humanos, tal como a lua influencia nas marés. Mas até hoje nada foi comprovando, embora um monte de farsantes afirmem que sim com objetivo de enganar e tomar dinheiro dos crédulos. Parafraseando Jackson do Pandeiro: Vão trabalhar que é melhor”!

Vão tomar no Toffoli
O presidente Bolsonaro acabou com o DPVAT, o Seguro obrigatório de veículos motorizados. O Partido de Marina Silva entrou com uma ação e conseguiu derrubar a decisão de Bolsonaro. Por sua vez, ele admitiu a volta da cobrança, mas reduziu os valores em cerca 60 a 86 por cento. O presidente do STF, Dias Toffoli, mandou que fossem cobrados os antigos valores. Isso sim seria motivo pra greve de caminhoneiros e carreatas contra a decisão do ministro. Mas parece que tá todo mundo satisfeito. Afinal, o Carnaval está mantido. Certamente os R$ 5 bilhões que sobraram no caixa do DPVAT deverão custear o Carnaval de muita “otoridade”.

Fundão
            Por falar em Bilhões, nunca vi tamanho cinismo como o que o presidente da Câmara Federal, usou para defender o imoral Fundo Partidário de R$ 2 bilhões para os partidos políticos nas eleições municipais deste ano. Isso sim é que é um Fundo! Um Fundão. E a sociedade assiste a tudo calada. Bem que Rodrigo Maia já disse em alto e bom som que não está lá para fazer o que a sociedade quer. E falou bravo, como se ele não fosse nosso empregado, pago por nós para defender nossos interesses. E olha que o dinheiro desse Fundão sai dos nossos impostos. Bons tempos aqueles em que Fundão era apenas a mata onde vivia a Turma do Pererê!

Museu
            Eu tenho defendido nas redes sociais a idéia de que o governo municipal deve desengavetar um projeto que existe em mão do diretor do Parque do Saber, Antônio Carlos Coelho, para a criação de um Museu da Imagem e do Som de Feira de Santana. Neste Museu, seriam preservador vídeos, filmes, fotos, jornais feirenses e livros e discos de autores feirenses, preservando assim a memória de eventos e personalidades. E como o prefeito Colbert Martins declarou que “a cidade deverá fazer alguma homenagem a José Olympio Mascarenhas, falecido recentemente, tal Museu poderia levar o seu nome, já que ele muito fez e muito se destacou na cidade. Homenagem mais que justificada. Fica a sugestão.

Fundo do poço
            O presidente do Flu de Feira quer contratar o goleiro Bruno (condenado a 20 anos de prisão pelo assassinato da modelo Elizia Samúdio em 2010). Se o nosso Touro do Sertão estava chegando ao fundo do poço, agora cai de vez na lama e não sai mais.

#Brunonão #respeite as mulheres
           
Nós também fazemos coro contra essa indecência do tal presidente do Clube. Apoio a jornalista Lineia Fernandes quando disse: “Respeitem as mulheres, a história do Fluminense de Feira de Santana. Acho importante a ressocialização, mas não em um time de futebol. Ele tomou a decisão de cometer um crime de uma maneira tão bárbara e tem todo o direito de se permitir ter um novo trabalho, ressocializar-se. Mas no esporte a gente quer exemplo de pessoas corretas. A gente não quer ver como ídolo uma pessoa que cometeu um crime, por mais que ele tenha começado a pagar sua pena. Não acho correto que ele volte a ser jogador de futebol”.

#Brunonão
            Rafael Pinto Cordeiro é outro que se posicionou contra essa indecência. E revelou nas redes sociais que, na condição de feirense, advogado, empresário e ex-presidente do Conselho Deliberativo do Clube, tomará providências cabíveis, inclusive jurídicas e judiciais, para barrar essa contratação despropositada.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*__*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu ali na Mata do Fundão curtir com a Turma do Pererê.


2 comentários:

Reinaldo disse...

Parabéns amigos pelo retorno. Jornalismo de opinião e qualidade.

Unknown disse...

Prazer imenso em ler o que você escreve e quanto você escreve.
Coerência é a palavra para descrever suas opiniões.
Parabéns pelo retorno o meu agradecimento da sua mais nova leitora, admiradora/seguidora,
Sorainha Miranda.