domingo, 6 de junho de 2021

Paulista de Jundiai - a história da Copa Brasil

 

Depois de conquistar o vice-campeonato estadual em 2004, o Paulista Futebol Clube de Jundiaí, de forma brilhante e surpreendente foi campeão da Copa do Brasil de 2005, enfrentando os principais clubes do futebol nacional, sendo o último deles, o Fluminense, no Rio de Janeiro. A história dessa  retumbante jornada está no livro Eterna Conquista,  de autoria de Vagner Mancini, que foi o comandante da equipe do  Paulista, em toda a campanha, fazendo sua estreia com técnico de futebol.   

De autoria de Vagner Mancini, um dos melhores técnicos do atual futebol brasileiro, no momento  trabalhando no Corinthians, o livro Eterna Conquista, lançado em 2015, relata com todos os detalhes a vitoriosa campanha do Paulista Futebol Clube de Jundiaí, campeão  da Copa Brasil de 2005 sob o seu comando.  Mancini ressalta que em 2004, pretendia continuar jogando futebol, por mais um ano e meio, quando foi surpreendido por um telefonema do vice-presidente do clube, Luiz Roberto Raimundo, “Pitico”, no mês de maio, convidando-o a voltar ao Paulista, clube que ele havia defendido durante  dois anos e meio com zagueiro e capitão, só que desta feita, para assumir a direção técnica.

A maior surpresa foi o convite para que ele fosse técnico do time, o que seria sua primeira experiência nessa nova função. Assim Mancini deslocou-se de Ribeirão Preto para Jundiaí, a uma distância de  260 km. O Paulista, vice-campeão estadual iria disputar a Copa Brasil e ele teria a difícil missão de dirigi-lo tecnicamente, o que ocorreu de forma

supreendentemente vitoriosa. O representante de Jundiaí, a “terra da uva”, conquistou a Copa Brasil de 2005. O livro de importância documental traz, com perfeição, a campanha do tricolor, desde o primeiro ao último jogo do certame, iniciado dia 16 de  fevereiro contra o Juventude do Rio Grande do Sul e concluído em 12 de junho, em São Januário, no Rio de Janeiro, enfrentando o Fluminense. Um livro interessante, principalmente para os desportistas que gostam de estar bem informados.

 

Nenhum comentário: