quinta-feira, 17 de outubro de 2013

100 anos de Vinicius de Moraes celebrados com boa música

Vários projetos pelo Brasil a fora marcam os 100 anos de Vinicius de Moraes, celebrados neste sábado (19). Entre eles, dois CDs lançados pela Sony e a caixa A Bênção, Vinicius - A Arca do Poeta, da gravadora Universal, que sai no fim do mês. A editora Nova Fronteira prepara o lançamento das obras completas do poeta. A Companhia das Letras lançará uma coletânea de suas crônicas para o leitor jovem, pelo selo Boa Companhia, e, ainda, um livro com textos inéditos e pouco conhecidos de Vinicius. Uma sessão especial foi realizada na Assembleia Legislativa da Bahia, com participação de vários artistas que interpretaram canções de Vinicius, além de recitar poesias. A ex-mulher, uma das suas grandes paixões, a atriz baiana Gesse Gessy também se fez presente.
O diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes nasceu no Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1913 e faleceu nessa mesma cidade em 9 de julho de 1980.
            Também em Feira de Santana o centenário do poetinha foi celebrado com boa música. O Seminário de Música do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) promoveu um sarau no Teatro de Arena, na quarta-feira passada (16), com entrada franca. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
O sarau contou com a participação de artistas feirenses que cantam MPB, como Celiah Zain, Djalma Ferreira, Paulo Costa, Goreti Figueiredo, e Carol Pereyr, um dos destaques do Concerto Jovens Divas Feirenses, que fez parte da programação cultural do Aniversário da Cidade, no final de setembro.

Na década de 70 o “Poetinha” esteve em Feira para o Caju de Ouro
 
            Nos anos 70 Vinícius de Moraes esteve em Feira de Santana atendendo a convite da diretoria do Clube de Campo Cajueiro, para participar do baile Caju de Ouro. Na oportunidade, ficou hospedado com sua esposa, Gessy Gesse, no hotel Pousada da Feira.
           Ao partir deixou um bilhete para o diretor do clube, José Olimpyo Mascarenhas, extensivo à toda a diretoria, onde demonstra sua elegância e delicadeza, atributos próprios dos poetas e homens e bem.
  


Nenhum comentário: