sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Rabo de foguete



           Aumentam as especulações sobre uma possível candidatura do prefeito José Ronaldo ao governo do Estado. Não há dúvida de que, após duas desastradas e desgastantes administrações, e falta de um nome de peso nas hostes petistas para disputar a sucessão de Jaques Wagner, abre-se um flanco para que a oposição vença o pleito de 2014 na Bahia. Isso é uma forte tentação para qualquer político. Irresistível mesmo.
            Contudo, é bom lembrar que o José Ronaldo se elegeu com um discurso de que não abandonaria o governo municipal até ter cumprido o seu mandato. Tendo sido candidato a senador, ele é nome forte no Democratas para ser o candidato do partido ao governo. O mesmo acontece com ACM Neto. O prefeito da capital carrega a herança política do avô, o falecido senador ACM, e também é um nome forte no DEM. A história recente, porém, mostra quão desgastante é para um político que abandona o mandato que lhe foi confiado, para correr atrás de cargos mais altos, mais prestigiosos e mais rentáveis.
O deputado José Carlos Aleluia, que colocou seu nome na mesa de discussões, já recuou e disse que não é mais candidato ao governo. O ex-governador Paulo Souto, derrotado duas vezes por Wagner, não quer mais correr o risco de um desgaste maior, que para ele, que inclusive, já foi senador da República, seria praticamente um suicídio político. Havia, creio que não há mais, a possibilidade, remota, de se pinçar um nome dentro do próprio governo, algum antigo carlista não muito satisfeito com os atuais aliados.
Resta então, ACM Neto e José Ronaldo. Mas, para ambos, uma candidatura ao governo agora é um salto no escuro. Ronaldo, como bom “soldado do partido”, está viajando, visitando aliados, fazendo contatos com possíveis aliados, preparando o terreno, pois, mesmo não sendo ele o candidato, lhe interessa uma vitória do DEM para os seus planos futuros. Mas, acredito eu, que essa história de “soldado do partido” só vai até aí. Não creio que ele queira ser mais um infante no front, se tem estofo para ser general.
ACM Neto, que já demonstrou ser tão “raposa” quanto o avô (talvez até mais), também sabe dos riscos de abandonar o mandato de prefeito, eleito que foi com o mesmo discurso de Ronaldo, e partir para uma candidatura ao governo já no próximo ano. Dentro desse quadro os próceres DEM têm nas mãos um grande abacaxi para descascar.
            Ao que tudo indica, um dos dois, Ronaldo ou Neto, deverá ser o candidato, por absoluta falta de opções melhores. Eu estou fazendo estas especulações na tentativa de dar aos nossos leitores um quadro mais claro da situação, sob uma ótica extrapartidária. Porém, políticos têm o dom da magia e podem, a qualquer momento, tirar um Coelho (êpa!), ou um Carneiro (êpa! êpa!) da cartola.
            Aguardemos, pois, se um novo nome não surgir, Neto ou Ronaldo terão que segurar o rabo do foguete.

Nenhum comentário: