domingo, 20 de outubro de 2013

Japoneses criam dispositivo para 'transmitir' cheiros pelo celular

 Uma empresa japonesa está lançando um dispositivo capaz de emitir cheiros para acompanhar mensagens enviadas pelo celular. O dispositivo, batizado de Scentee, se conecta a um iPhone e libera odores sob o comando do celular.
O Scentee possui uma série de cartuchos especiais com odores específicos, que podem ser combinados para criar outros cheiros. O dispositivo deve ser lançado no Japão no mês que vem.
 “Se você está de muito bom humor e quer mandar uma mensagem agradável para seu amigo, pode mandar com um perfume”, comenta o professor de computação da City University London Adrian Cheok, que ajudou a desenvolver o dispositivo.
“Mas também é possível mandar um gás fedido, se você teve um dia ruim”, observa. Cheok acredita que o dispositivo poderá ter muitas aplicações diferentes no futuro. Imagine, por exemplo, que seu pop-star preferido possa lhe enviar uma mensagem de celular, mas com um cheiro junto”, diz.
A ideia de transmitir cheiros não é exatamente nova. Nos anos 1960, um sistema chamado Smell-O-Vision foi criado para emitir cheiros durante a projeção de um filme, para que os espectadores pudessem acrescentar um sentido à experiência de ir ao cinema.
O projeto não vingou e acabou abandonado.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: