terça-feira, 22 de outubro de 2013

Por que 18 anos é a idade da maioridade penal?



 A idade de 18 anos para maioridade penal é resultado de estudos, não apenas de um, mas de várias pesquisas, congressos e debates de profissionais de diferentes áreas, como medicina, educação, direito e psicologia, que chegaram à conclusão que um jovem dessa idade é consciente de seus atos.
Mesmo assim, muito ainda se debate a respeito.
“Os estudos apontam, de forma resumida, que a pessoa com 18 anos reúne percepção plena para a prática dos atos da vida e, portanto, pode ser considerada um adulto ciente de seus direitos e limites”, explica o presidente da Comissão de Direitos Infantojuvenis da OAB-SP, Ricardo Cabezón. Os resultados constam hoje em documentos internacionais e tratados dos quais o Brasil faz parte. Em 2002, a maioridade civil, que permite casar ou assumir um cargo público, antes alcançada aos 21 anos, também passou a ser de 18 anos.
Cabezón faz questão de lembrar que, apesar de a maioridade penal iniciar aos 18 anos, a responsabilidade criminal começa aos 12 anos no Brasil. Isso quer dizer que com 12 anos a pessoa já pode ser punida. A Lei nº 8.069/90 prevê, entre outras medidas, a prestação de serviços a comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação.
Ou seja, existe punição para menores de 18 anos, embora às vezes você encontre quem defende a redução da maioridade penal se esquecendo disso, poxa vida. (http://super.abril.com.br/)

E você o que acha? Com a evolução, será que a ‘consciência’ também não evoluiu? Deixe seu comentário.

Nenhum comentário: