sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Capoeira, Maculelê, Bumba Meu Boi e outras vertentes culturais presentes no MAP neste sábado

O Mercado de Arte Popular receberá neste sábado, 27, uma programação cultural bastante rica, no penúltimo dia da Semana do Folclore. Capoeira, Maculelê, Bumba Meu Boi, apresentação de quadrilha junina e samba animarão o palco do MAP durante todo o dia. A noite acontecerá a 42ª edição do Festival de Violeiros do Nordeste. 
A programação será iniciada as 10h, com a apresentação do Grupo de Capoeira do Instituto de Arte, Cultura, e Educação Odu Dara. Logo em seguida subirá ao palco o grupo da Ecult para uma apresentação de Maculelê, manifestação cultural oriunda cidade de Santo Amaro da Purificação que consiste em uma expressão teatral que conta através da dança e de cânticos, a lenda de um jovem guerreiro, que sozinho conseguiu defender sua tribo de outra tribo rival usando apenas dois pedaços de pau, tornando-se o herói da tribo. 
Na sequência será a vez de uma das manifestações culturais mais tradicionais do folclore nordestino, o Bumba Meu Boi, fazer-se presente no Mercado de Arte Popular. A Escola Municipal Maria Rita Alves de Jesus, do povoado de Areais, no município de Anguera, fará uma apresentação de quadrilha junina. 
A tarde a programação continuará com a apresentação do Grupo Sambadores do Nordeste, do distrito da Matinha; além da performance do Grupo Gavinista e Música, com intervenções poeticas, e do Grupo Imobiliária das Artes, que fará adaptações artísticas de Literatura de Cordel. 
A partir das 19h, cinco duplas se apresentarão na parte competitiva do 42º Festival de Violeiros do Nordeste. Os cantadores Caboquinho, João Ramos e Bule-Bule farão apresentações especiais durante o evento, tido como um dos mais importantes do nordeste. 
   

Nenhum comentário: