segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Exposições, música e poesia marcam dia do folclore no MAP

Teve início nesta segunda-feira, 22, a Semana do Folclore no Mercado de Arte Popular. O evento tem como objetivo apresentar à comunidade um olhar de destaque sobre o tema principal do próprio mercado: a arte e cultura popular. E elas ganharão visibilidade de vários modos. Apresentações musicais e músico-literárias, exposição de quadros, recitação de poemas, etc. O evento segue, com intervalos nos dias 23 e 26, até o próximo domingo, 28.
Pela manhã. a poeira subiu e se espalhou na área próxima ao palco do Mercado de Arte Popular. No entreposto turístico foi realizada pela primeira vez uma das mais tradicionais manifestações da cultura da zona rural: a bata do feijão.
Agricultoras da Caboronga, povoado de Bonfim de Feira, participaram da atividade, como primeira programação da Semana do Folclore do MAP. E soltaram a voz em cantigas simples, que mostram a lida nas lavouras e atividades outras ligadas ao campo. A bata do feijão é um momento dos agricultores celebrarem, comemorarem e agradecerem pela boa colheita. Para tanto, reúnem familiares e vizinhos no terreiro da casa, e, com varas batem nas vagens secas até que os caroços caiam no chão.
Na parte da tarde, houve a apresentação do Projeto Fotográfico “Pessoas simples são a riqueza do meu lugar”, de autoria do estudante de psicologia, escritor e fotógrafo, Marcelo Vinicius. O ensaio mostra a beleza que há nos gestos mais simples de pessoas de um lugar também tão comum, que é a feira livre, mas também pretende chamar atenção para um contraste social que é evidenciado ali e acaba passando despercebido.
            O Presidente da Associação dos Artesãos do Mercado de Arte Popular (ArtMap), Ronildo Carlos, afirma que o Folclore, seus costumes e tradições são o que melhor representam a arte e cultura popular. "Este ano não terá a Caminhada do Folclore em Feira, mas nós já tínhamos planejado fazer a Semana do Folclore por que isso deixa o povo simples, humilde e feliz por estarem cultivando e resgatando as suas tradições e nós entendemos que é esse mesmo o papel do MAP”.


Nenhum comentário: