domingo, 28 de agosto de 2016

I- Um prefeito para chamar de seu

Qual a Feira que eu quero morar?  A Feira que eu quero morar serrá feita por qual prefeito?  Todo eleitor deveria fazer esta pergunta antes de entregar seu voto.   A pesquisa Ibope/ Tv Subaé sinalizou algumas preocupações dos feirenses, sendo a Saúde a mais importante,

A Saúde é uma responsabilidade compartilhada- pelo jeito de forma bem negativa- entre o Estado e a Prefeitura com sérias dificuldades no atendimento obstétrico, emergencial, ortopédico, enfim, na média complexidade (aquela da consulta com o especialista, cirurgia eletiva, tratamento contínuo, entre outros). O que fica claro é que a Saúde tem uma subdimensão  crônica que tende a ficar mais grave – logo tirando vidas- com o crescimento da população e dos procedimentos médicos. Hoje, morre-se de tratamento parcial ou inacessibilidade ao tratamento. 
Educação não é queixa importante, pois, se temos em torno de 47% dos eleitores analfabetos ou com ensino fundamental ele tende a achar que a educação atual- aliás, qualquer uma que o menino vá para a escola e tenha merenda lhe parecerá-,   boa.  Este dado, entretanto, deveria ser motivo de escândalo pois é um brutal limitante do desenvolvimento, com a falta de qualificação de mão de obra, do nível de serviços, e das empresas que atrairemos. 
Transporte é outra queixa constante.  A cidade nunca teve um transporte coletivo digno, efetivo, na dimensão da necessidade, espaço que acabou ocupado por motoboys e ligeirinhos, muitos dos quais, clandestinos.   Agora, no entanto, ganhou frota de  ônibus novos, em uma ótima mudança feita por Ronaldo, depois de um longo esfacelamento e tolerância com os desmandos passados.   O BRT, outra grande intervenção - que teve maior parte dos recursos investidos nas trincheiras da Maria Quitéria que atendem mais ao transporte particular que o coletivo, e, que, certamente, vão ajudar o trânsito por ali- não parece resolver ou não apresenta até o momento a dimensão necessária para resolver o transporte coletivo da cidade.  
Considerando saúde, educação, transporte, fica claro a necessidade de um prefeito que se indigne com nosso perfil educacional e promova intervenções que sejam capazes de mudar este cenário aterrador; que redimensione a Saúde, que resolva as demandas assistenciais que vão além do trauma ou da assistência básica evitando que vidas e órgãos sejam perdidos, que consolide uma parceria efetiva com o Estado permitindo intervenções que evite os mortos na fila de espera das Centrais de Regulação, como urgente necessidade. Além disso, que seja capaz de fazer com que o transporte coletivo atenda as necessidade dos fluxos estabelecidos no novo plano diretor e crie soluções que privilegiem o coletivo e organizem o particular de forma planejada.
Estas são as primeiras  questões a serem pensadas antes de escolher um prefeito para chamar de seu.  . 

Estarrecedora fala de Renan deixa STF nu

Renan Calheiros disse, sobre Gleisi Hoffmann, que "conseguiu no Supremo Tribunal Federal desfazer o seu indiciamento e do seu esposo, que havia sido feito pela Polícia Federal.” 
É a mais estarrecedora fala de uma autoridade pública sobre os bastidores do poder. Expõe de forma clara e vergonhosa o STF, que agora está com uma afirmação explosiva nas mãos, deixada pelo homem -bomba Renan, presidente do Senado.  Inacreditável.  É de lacrar as instituições do país, por absoluto comprometimento.
Para não dizer que não falei das flores

#UPA do HGCA em fase final e urbanização da Lagoa Grande, também.

#Abertura das avenidas laterais da trincheira da Maria Quitéria

#Projeto Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas

#As Paralímpiadas- a lição interminável

#A criativadade implacável e bem humorada do torcedor brasileiro

#Isaquias Queiroz, canoista do Rio de Contas, e maior medalhista em uma única Olímpiada 

#Zive Guidice, que se demitiu da direção do MAM após exigências de gravação do Esquenta, de Regina Casé

#Claudio Vieira, que tem a cabeça virada para trás por uma  doença, e vai lançar um livro


Nenhum comentário: