Há poucos
dias, comprei um bilhete de avião pela internet. Pouco depois, quando entrei na
minha conta no Facebook, fiquei surpresa ao notar que a rede social me mostrava
anúncios sobre o lugar para onde viajaria.
E não foi só
isso. O YouTube também me sugeriu vários vídeos sobre meu destino de férias.
Quando
reservei hospedagem através de uma página na web, recebi um anúncio na minha
conta do Gmail com promoções exclusivas para esta mesma viagem.
Vivemos em um mundo da publicidade à la carte e das
campanhas onlinede pagamentos por cliques. E empresas sabem como tirar proveito
disso.
"Os
consumidores respondem positivamente aos anúncios personalizados", afirma
o blog especializado Puro Marketing.
Especialistas
ainda citam uma pesquisa da consultoria Sociomatic Lab mostrando que "70%
dos usuários da rede estão dispostos a receber publicidade e informação
pensadas especificamente para eles".
"É
importante conhecer o cliente e saber qual é seu comportamento de compra
online", explicam.
Como fazer isto?
"Muitas
organizações usam campanhas de marketing dirigido em sites como Google
AdWords", afirma à BBC Mundo Stephanie Perry, da companhia de segurança
informática PGI Cyber, com base no Reino Unido.
"Este
tipo de plataforma compara perfis de comportamento (dos internautas) que as
empresas podem usar para dirigir sua publicidade a uma audiência numa área
geográfica", explica.
"Estes
dados são coletados de muitas maneiras, entre elas, pelos dados de buscas (na
internet) e do clickstream (das páginas visitadas), recolhidos por cookies
que a pessoa precisa aceitar".
Outros exemplos, acrescenta, são as lojas online e
outros sites que armazenam um registro do que você compra na internet.
"A Amazon usa o mecanismo para mostrar outros
produtos que podem te interessar, e sites como o YouTube te mostram vídeos com
base nas suas preferências".
Além disso, redes sociais como o Facebook "têm
todas as informações que você inclui no seu perfil", diz Perry.
"Desde as coisas que você gosta até os grupos dos quais é membro, sua
localização geográfica e os anúncios ou páginas web que clicou".
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