O Google deu
mais um passo no combate às notícias falsas com o lançamento no Brasil nesta
quarta-feira (15) de um selo de checagem de fatos. O recurso aparece em artigos
na aba de notícias do Google, no app Google Notícias, e ajuda a identificar
reportagens com informações verdadeiras.
A novidade, chamada no exterior
de "fact check", foi anunciada em outubro de 2016 e desde então
estava disponível apenas nos Estados Unidos e no Reino Unido. Agora, chega à
América Latina com parcerias no Brasil, México e Argentina.
Por aqui, o Google se aliou às
páginas Agência Lupa, Aos Fatos e Agência Pública, já conhecidas por checar
minuciosamente se as informações que circulam na mídia são verdadeiras. Os
artigos desses sites irão aparecer nas buscas do Google com o selo
"verificação de fatos".
"A checagem de fatos se
firmou como uma área importante do jornalismo nos últimos anos dentro de
veículos tradicionais e startups de mídia, que trabalham para averiguar a
veracidade de informações sobre mitos urbanos, política, saúde e até a própria
imprensa", diz Richard Gringas, vice-presidente da divisão de notícias do
Google, em nota.(G1)
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