sábado, 11 de fevereiro de 2017

Obviedades


       
Ouço no rádio que alguma instituição, sabe-se lá com que propósito, fez uma “pesquisa” sobre a saúde dos caminhoneiros e descobriu que a grande maioria dos nossos profissionais das estradas apresentam problema de acuidade visual. E que este problema advém de sedentarismo. Nada mais óbvio. Não precisa ser médico, pesquisador ou ter muita inteligência para se chegar a tal conclusão. Os caminhoneiros passam os dias (e, alguns, as noites, cheios de arrebites) sentados, à frente de um volante, portanto, sedentários. E como se alimentam mal (em qualidade, não em conteúdo, porque comem como leões), são obesos. Isso não causa apenas problemas de visão, mas uma cascata de problemas de saúde que vão acarretando outros. Diabetes, estresse emocional (as estradas são perigosíssimas), taxas altíssimas de colesterol, triglicerídeos, ácido úrico, sofrem de ansiedade e passam seus poucos momentos de folga divertindo-se em puteiros, bebendo e contraindo doenças venéreas. É claro que, com o avanço das comunicações, o volume de informações aumentou e esse quadro mudou há cerca de uma ou duas décadas, mas foi muito pouco. Antes de se preocuparem com a acuidade visual deles, e os atolar em caros exames oftalmológicos, colírios e óculos caríssimos, o governo deveria tomar providências para melhorar a qualidade de vida destes profissionais, o que já tornaria as estradas um pouco menos perigosas. Mas, sonhar com isso no Brasil, é “querer demais”. E enquanto não acordamos do nosso “berço esplêndido”, vamos nos antagonizando em lutas intermináveis por bandidos de estimação.


Guerra
         O que aconteceu no Espírito Santo (e vai acontecer em outros estados) foi apenas um vislumbre da ponta do iceberg que os governantes vivem a camuflar, que esta guerra civil não declarada em que vivemos há décadas e que, ao que parece, vai finalmente eclodir do lamaçal político e social em que vivemos. Sim, porque os governantes não estão, nem nunca estiveram, interessados em resolver o problema (do qual eles são a principal parte e causa). Agora ameaçam demitir todos os policiais que participaram do movimento grevista. Pode até ser que o façam, mas não acredito, porque não se substitui mil ou dois mil homens treinados assim, de uma hora pra outra. É claro que encontrarão substitutos entre os milhões de desempregados, desesperados, que os governos anteriores geraram, porque, em seu desespero, esses pobres coitados não pensam que vai acontecer com eles o mesmo que aconteceu com seus antecessores. Ou seja: Despreparo acadêmico, armamento obsoleto, salários minguados e ainda assim atrasados, moradia ruim, escolas ruins para seus filhos, e uma legislação que permite a soltura de bandidos perigosos quase na mesma hora em que são presos. Mas, no Brasil é assim: Se o piloto se recusa a voar porque considera o avião inseguro, troca-se o piloto, nunca o avião.

Ronaldo governador?
         No ano passado eu disse a alguns amigos que não acreditava que o prefeito José Ronaldo deixasse a Prefeitura para ser candidato a qualquer cargo eletivo em 2018. Pelo que eu sabia, foi feito um acordo nesse sentido, para que ele pudesse fazer algumas alianças na eleição passada. E ele cumpre com a palavra. Mas, no dizer dos próprios políticos, “a política é muito dinâmica” e, de repente, o que era num momento, já não é o mesmo no instante seguinte. E assim sendo, vi que o quadro político na sucessão ao governo do Estado, havia mudado. E essa mudança abriu uma boa brecha para uma candidatura do Prefeito vir a ser bem sucedida. Ele poderia ser candidato a vice-governador ou senador e seus aliados seriam também beneficiados. Antes que eu me desse conta disso, o quadro mudou novamente. E agora eu creio que ele poderá, sim, sair candidato a governador. Se a Lavajato não fizer ações que venham a mudar o quadro, ou se não cair mais algum avião estratégico, esse possibilidade é bem forte.

Colbert
         O vice-prefeito Colbert Martins filho não sabe (mas se um dia ele me perguntar, direi somente a ele o porquê) que eu sempre o admirei como deputado e votei nele algumas vezes, mas nunca votei nele para prefeito. Agora, com a possibilidade de Zé Ronaldo deixar a prefeitura em suas mãos a partir do ano que vem, eu vejo com simpatia sua posse na Prefeitura. Isso porque entendo que ele se livrou dos penduricalhos, da herança maldita que o acompanhava. Caso isso venha a acontecer, torço por ele e só espero que não cometa os erros de Tarcízio Pimenta.

Futebol
         Vi, li e ouvi muita gente criticando o técnico do Bahia, o nosso Gordiola, por sua decisão de promover um rodízio entre os jogadores disponíveis (principalmente da base) separando praticamente em equipes A e B. Eu sei porque tem tanta gente criticando. É uma têta que se fecha para alguns sugadores e oportunistas trambiqueiros da imprensa. Mas eu gostei, de cara, da idéia, e já tem gente mudando de opinião. Pelo menos aqueles que não tem segundos ou terceiros interesses.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
Por hoje é só que agora eu vou ali pra um cantinho pra dali sacar os lances bem de mansinho...

Nenhum comentário: