terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Feira sedia Fórum de Desenvolvimento Sustentável de olho na energia solar


Abrindo suas portas para o I Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável, o município de Feira de Santana se prepara para captar investimentos visando a liderança na produção de energia solar. A pretensão foi anunciada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, durante abertura do evento, na manhã desta terça-feira, 14, no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
 
O evento atraiu para Feira de Santana e para a Bahia o olhar de acadêmicos, de lideranças políticas e também empresariais. Todos atentos às 17 metas para o desenvolvimento sustentável preconizadas para a agenda de 2030. “O Projeto Feira 2030 vai priorizar sobretudo a energia solar”, afirmou o prefeito José Ronaldo.
 
Durante a abertura do Fórum estiveram compondo a mesa de honra, além do prefeito José Ronaldo, o secretário estadual de Ciências e Tecnologia, Vivaldo Mendonça; o superintendente da Sudene, Marcelo Neves; o representante da ONU, Frederico Lacerda; o diretor da WWI (Worldwatch Institute), Eduardo Atayde; e o presidente da Associação de Energia Solar, Rodrigo Lopes.
 
Ao recordar dos avanços proporcionados pela tecnologia, a exemplo da chegada do celular, José Ronaldo abordou sobre a necessidade de investimentos voltados para o futuro. “Isto é uma realidade. O Brasil tem tanto sol e ao mesmo tempo um desperdício desta fonte de energia. E já observamos que tem muita gente debatendo sobre energia solar”, afirmou o prefeito, ao revelar que amanhã encaminha à Câmara projeto para implantação de iluminação de LED nas vias públicas.
 
Além disso, José Ronaldo também anunciou duas medidas administrativas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Uma é o protocolo de intenção com a Sudene visando estabelecer um plano sustentável e outra é o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que o Governo Municipal também já está tratando das questões.
 
Ao considerar o prefeito um homem público que enxerga seu ambiente, o superintendente da Sudene, Marcelo Neves, observou que Feira de Santana vai aproveitar os efeitos da promoção deste evento e reafirmou a pretensão do órgão abraçar esta iniciativa. “Parece coisa de ficção, mas a energia solar já está muito presente”.
 
Já o secretário estadual de Ciências e Tecnologia, Vivaldo Mendonça, foi categórico ao afirmar que Feira de Santana cumpre a missão de transformar a Bahia no principal estado produtor de energia solar”.

Nenhum comentário: