sexta-feira, 22 de outubro de 2021

 

A César o que é de César

         As pessoas vivem nas igrejas balbuciando suas preces, fazem leituras de trechos da Bíblia, confessam, comungam, e voltam para suas casas sentindo-se aliviadas e cheias do Espírito Santo. Mas parecem sofrer de amnésia, porque se esquecem de tudo rapidamente. Quando perguntaram a Jesus se deveriam pagar impostos ao governo romano, sua resposta foi bem clara: “A Deus o que é de Deus. A César o que é de César”. O imperador romano representa o mundo material. O Estado, a Política, os impostos, são coisas do mundo material. Jesus representava o mundo espiritual. Os mandamentos divinos, as práticas necessárias à elevação do Espírito, as orações.

A César o que e de César I

O próprio dízimo, pertence ao mundo material pois ele é pago para sustentar o funcionamento das igrejas, o que é muito justo. Sem dinheiro, não se sustenta uma casa, uma instituição, mesmo que seus habitantes zelem pelos valores espirituais. Mas daí a membros da Igreja se envolverem com política vai uma distância enorme, que fere esse ensinamento de jesus: A Deus o que é de Deus. Se algum membro da igreja quer se envolver com política, afaste da ordem à qual pertence, filie-se a um partido e concorra às eleições. Algo assim como o comportamento que tem se exigido agora dos militares. Se afastar e aguardar cinco anos para poder concorrer a uma eleição. Que as regras sejam iguais para todos.

Bule Bule

         O poeta, cantador e repentista baiano, Antônio Ribeiro da Conceição, Bule Bule, nascido em Antônio Cardosos, completa nesta sexta-feira (22), 74 anos de vida. Conheci Bule Bule nos anos 80, quando eu trabalhava na revista Panorama, durante uma viagem de trabalho cobrindo eventos em cidades por todo o Estado. Aquele Negão com barba de papai Noel cativava a todos com a sua arte e a sua simpatia. Nos tornamos amigos e eu sempre comparecia às suas apresentações em Feira de Santana. E nunca deixava de “filar” um pouco do rapé que ele sempre traz no bolso do seus jaleco de vaqueiro. Sei que ele está atravessando problemas de saúde e desejo melhoras. Que este seja um dia de paz e luz meu velho amigo!

Jornada das Águas

O Governo do Brasil, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional iniciou na segunda-feira (18), a “Jornada das Águas” com ações para levar água às regiões mais secas. Na cidade onde está localizada a nascente histórica do Rio São Francisco, São Roque de Minas (MG), o Presidente Jair Bolsonaro e o ministro Rogério Marinho, participaram do evento. A jornada passará pelos nove estados da região Nordeste onde o Ministério do Desenvolvimento Regional fará anúncios e entregas de obras de infraestrutura, preservação e recuperação de nascentes e cursos d’água, saneamento, irrigação, além de apoio ao setor produtivo e aos municípios. Houve ainda anúncio de R$ 5,8 bilhões para a revitalização de bacias com recursos vindos da Lei de Capitalização da Eletrobras, e foi lançado o Edital de Chamamento Público da Barragem de Jequitaí e destinados R$ 20 milhões para obras complementares. Essa notícia não está na Velha Imprensa.

Jornada das Águas I

         Esse trabalho de recuperação de nascentes para revitalizar o Rio São Francisco deveria ter sido feito antes de se iniciar as obras de Transposição. E não faltaram avisos e apelos. Agora, com as obras inacabadas e se deteriorando o governo federal teve que concluí-las e agora inicia o que deveria ter sido feito antes. Mas o governo anterior priorizou iniciar e concluir obras em outros países, com o nosso dinheiro.

OMS pediu desculpas (!!??)

         Imagine o cenário. De repente surge uma ameaça e Organização Mundial de Saúde determina que todos devem ficar em suas casas enquanto as autoridades políticas buscam uma solução para debelar a ameaça. Confinam todo mundo, empresas são fechadas, a economia vai pras cucuias e, de repente, a OMS volta a público para pedir desculpas pelas “cagadas” que deu. Você desculpa? Eu não. Minha parte eu quero em dinheiro. Vejam o que disse o apresentador Sikera Júnior:

Palhaço não é político

         Passaram a chamar a malfadada CPI da Covid de Circo e o palhaço Pão-de-Ló não gostou. E ele está certo. Minha formação, por exemplo, é de Jornalista, e eu ficaria furiosos se me chamassem de Senador. Já bastam os jornalistas da Velha Imprensa para me envergonhar. Pão-de-ló fez um vídeo demonstrando sua insatisfação e falando quão dura e honesta é a vida de um artista circense. Nem de longe comparável à de um Senador do Brasil nos dias de hoje. Vejam:

Agora é moda

Todo dia aparece um maluco dizendo que gostaria de dar veneno a Bolsonaro. Agora foi a vez de Fafá de Belém. Nesse caso eu peço um desconto pra ela, que já embalou nossa juventude com belas canções. Mas a veia tá esquecida e sem público, precisa de um apelo chamativo para aparecer. Dá pena.

Deputados baianos contra a redução do ICMS da gasolina

Votaram contra: Lídice da Mata (PSB); Otto Alencar (PSD); Paulo Magalhães (PSD); Sérgio Brito (PSD); Valmir Assunção (PT); Zé Neto (PT); Afonso Florence (PT); Alice Portugal (PCDB; Jorge Solla (PT); Josias Gomes da Silva (PT); Pastor Isidório (Avante); Nelson Pellegrino (PT); Dayane Pimentel (PSL). Lembrem-se deles nas eleições.

Dica Musical

         Minha Dica musical dessa semana é “A Máquina de lavar Roupa”, Com Bule Bule e a participação de Eugênio Avelino (Xangai). O cordel é uma exaltação às coisas antigas ocupando o lugar das modernas. “A máquina de lavar roupa, eu troquei numa gamela/Deixe quem quiser falar, mamãe se dá bem com ela”. E por aí ele vai, chegando ao ponto de “trocar” Cocaína branquinha por Rapé. Uísque escocês por pinga, sapato por alpercata de rabicho, churrasco por buchada, etc. O vídeo não é dos melhores e a música está incompleta, podendo se achar contudo, sem imagens, no you tube. Mas é muito interessante e foi a melhor maneira que encontrei para homenagear esse meu amigo que está completando 74 anos de idade e mais de 50 de carreira.


Philosopher

“Ser visto é do Ego; Ser feliz é da Alma” (Anônimo)

         As pessoas buscam cada vez mais a notoriedade. Há no ar uma ânsia em se fazer notar, em se tornar uma pessoa famosa e, consequentemente, rica. Não há nada de mal nisso. Mas é preciso, antes de qualquer coisa, ser inteligente e ter algum talento. Mesmo um jogador de futebol um ator ou modelo, precisa fazer bem o seu trabalho se quiser vê-lo reconhecido e admirado. A única profissão que não requer talento é a mais antiga do mundo, e ainda assim houve quem fracassasse nela. Ser reconhecido pelo que faz massageia o ego, faz bem pro corpo e pra mente. Mas, buscar o reconhecimento a qualquer custo, ultrapassando barreiras éticas e morais para tanto, é nocivo. Quanto a ser feliz é algo que faz parte do mundo espiritual. Pessoas muito felizes chegam a exibir uma aura em torno do seu corpo, só perceptível por pessoas muito espiritualizadas. A felicidade é o alimento do espírito. Ela está ao alcance de todos, mas infelizmente são poucos os que a conseguem plenamente. A maioria das pessoas vive alternando momentos de tristeza e felicidade. Há muitas “receitas” para se alcançar a felicidade. Creio que cada um deve procurar suas próprias receitas. Uma das que eu mais gosto é aquela que ensina a acordar pela manhã e dizer a si mesmo: Hoje eu não vou me aborrecer com nada nem ninguém. Hoje eu quero ser feliz. Quase sempre dá certo. Pelo menos comigo. Procure a sua.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali caminhar e cantar canções de felicidade.

Nenhum comentário: