segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Crônica de Segunda

 Criando galinhas

          Ouvindo velhos sucessos dos “Golden Boys”  (alô rapeize dos anos 60), tem uma música que diz assim: “Eu não vou mais trabalhar, só vou criar galinha”. Bons tempos aqueles em que criar galinha não dava nenhum trabalho. Aliás, com a evolução tecnológica, que teoricamente nos traria mais comodidade, o trabalho aumentou. Senão vejamos o que é preciso para se executar uma tarefa tão fácil quanto criar galinhas.

         Antes de mais nada você tem que tomar um curso de capacitação que estas empresas estatais ou até mesmo as grandes companhias avícolas oferecem. Após o curso, você recebe um certificado e um manual do avicultor. Daí então você parte para construir o galinheiro. Escolha um local seco, ventilado, com água tratada, fácil acesso e não sujeito a alagamento. O galinheiro deve ser construído no sentido Leste – Oeste (como os templos maçônicos), de tal modo que o sol acompanhe a cumeeira do galinheiro. Observe que para cada 50 galinhas você deve construir 10 metros quadrados de galinheiro.

         O beiral do telhado deve ter um metro e as muretas laterais 50 centímetros. O espaço entre a mureta e o telhado deverá ser preenchido com tela galvanizada, número 16 com malha de ¾ de polegada. As muretas são de alvenaria e as telhas de cerâmica e o piso de cimento. As lâmpadas deverão estar a altura de 2.10 metros do solo. Você também deverá construir uma porta a cada 6 metros e usar cortinas para fechar as laterais do galpão. A temperatura ambiente deve ser controlada, bem como a luz, pois ninhos quentes e muito iluminados não são procurados pelas galinhas.

         Você deve instalar comedouros e bebedouros que não permitam a entrada das aves de corpo inteiro, mas apenas a cabeça e o pescoço. Faça círculos de proteção para os pintos, com lâminas de eucatex, metal ou consensado, com 60cm de altura, e sobre eles coloque uma campanula para o aquecimento. A cama do piso na altura de 3 a 5 cm deve ser de maravalha, sabugo triturado, casca de arroz ou café, para impedir que a umidade do chão e das fezes chegue até as aves.

         O mesmo material usado no piso, que deve ser seco, sem moto, sem pó e sem produtos tóxicos, deve ser usado nos ninhos. Estes, aliás, devem ser colocados em 3 linhas sobrepostas nas paredes da cabeceira do fundo do galinheiro e as camas devem ser trocadas a cada 15 dias. Os poleiros devem ser construídos na frente dos ninhos, para facilitar o acesso das aves. São de forma triangular, em ripões de madeiras de 2,54 X 4 cm, no comprimento de 2 metros e à altura de 1,2 metro do solo. Pulverize desinfetantes nos equipamentos e instalações.

         Há muito mais a fazer até o galinheiro estar pronto para receber as primeiras aves. Mas lembre-se que deve haver boa ração e vacinas contra todas as moléstias que atingem as aves (cuidado com a gripe aviária).  Acima de tudo, lembre-se de que as galinhas devem permanecer confinadas, comendo dia e noite, recebendo hormônios de crescimento rápido (40dias para o abate). Afora isso, criar galinhas não dá nenhum trabalho.

         Ah! E nunca elas devem comer baratas, gafanhotos, carrapatos, escorpiões, cobras, sapos, lagartixas e fezes de outros animais, que deixa a carne das galinhas com aquela consistência e sabor que tanto apreciamos e que nos faz lembrar dos domingos com a família reunida para comer aquele delicioso frango caipira que a mamãe preparava.

         Fora isso, criar galinha não dá trabalho algum!

Um comentário:

Unknown disse...

Mas não e galinha caipira